João Pessoa, 19 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gastronomia

Cabedelo recebe “Fortaleza de sabores”

Comentários: 0
publicado em 19/11/2017 às 11h38

A programação do I Festival Gastronômico de Cabedelo, Uma Fortaleza de Sabores, encerra-se neste domingo (19) e reserva aos visitantes que forem conferir o evento na Fortaleza de Santa Catarina oficinas veganas e show de Renata Arruda e Jurandir do Sax, além da presença especial da atriz global Isabella Dragão e de uma renomada revista nacional.

O evento será aberto ao público a partir das 16h e entrada custa R$ 2. No Espaço Gourmet, cerca de 20 restaurantes da região oferecem pratos no valor máximo de R$ 15. Dentre os restaurantes participantes estão: Açaí da Cris, Badionaldo, Barba Ruiva, Bio a Granel, Cacau show, Doces da hora, Dona Maria Espetos Gourmet, Empório MF Alimentos, Mil Graus, Pipa temakeria, Queijos gourmet, Novo oriente, Licor de maracujá, Hoje tem cozinha internacional, Tia Cris, e Queria um restaurante – molhos de pimenta.

“Nesses três dias nós estamos oferecemos ensopados variados de marisco, siri, caranguejo, camarão, ostra e o nosso prato carro chefe, que lançamos nesse Festival: o rubacão de frutos do mar. O evento está sendo bem organizado e as coisas saíram tudo nos conformes. Está sendo muito bom para todos”, destaca Rafael Gallly, proprietário do restaurante Barba Ruiva.

Neste domingo, as atividades começam com a esperada aula-show da Sociedade Brasileira Vegana de João Pessoa, que vai ensinar aos participantes uma Batalhoada de Shitake. Em seguida, às 18h, a chefe Invonete Nóbrega, da TV Arapuan, apresenta a oficina de produtos orgânicos para pessoas com neoplasia maligna. Às 19h, acontece um workshop de hambúrguer gourmet com Rei das Carnes; e às 20h, o chef baiano Junior França encerra as aulas-shows com a palestra Resgatando Sabores da Terra.

“A presença de um chef de cozinha de outro estado num festival gastronômico agrega cultura e mais conhecimento num intercâmbio que podemos fazer com outros profissionais da gastronomia. Venho da Bahia, onde se fala muito na moqueca, nos temperos, no acarajé e no abará, mas estamos trazendo e levando muito mais que isso. Esse evento de Cabedelo, por ser o primeiro, eu posso dá uma nota mil porque eu já participei de 14 festivais gastronômicos e eu nunca tinha visto um evento dessa grandeza e tão bem organizado quanto esse. Está de parabéns a Prefeitura de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Turismo, pelo empenho e por essa realização”, elogio o chef Junior França.

As apresentações culturais que encerram o Festival começam às 16h, com o Grupo da Melhor Idade Creuza Pires, coreografado por Cláudio Correia. Às 17h, apresentam o músico Charles, seguido por Adriano Taurino, às 17h45; e por Talysmã Moura, às 19h45. A cantora Renata Arruda e Jurandir do Sax serão as atrações que coroaram o Festival.

“As impressões que já temos sobre esse evento são as melhores possíveis, pois já foi constatado pelos comerciantes, aqui presentes, uma demanda muito grande nas vendas, além de muita movimentação nas áreas onde acontecem as aulas shows e palestras e também onde acontecem as apresentações artísticas. Essa movimentação não se restringe à Fortaleza, mas a cidade como um todo, pois também percebemos durante o dia inteiro. Fizemos parcerias com empresas de guias de turismo e receptivos e todos adaptaram as rotas de passeios turísticos para o horário do Festival e, com isso, puderam oferecer um atrativo a mais aos turistas que também estão nos visitando. Diante do sucesso dessa primeira edição, a gente já sabe que tendência é que haja um crescimento nos próximos anos e o interessante vai ser a gente ter sempre a oportunidade de aprender, melhorar e ano após ano a insistir na realização do Festival, consolidando-o como um grande atrativo no calendário de eventos da cidade”, destacou a secretária de Turismo, Jamille Queiroz.

 Ontem (18), o Festival de Gastronomia começou com a palestra do renomado chef paraibano Onildo Rocha, que apresentou a riqueza e a importância dos produtos regionais na culinária através do vídeo “João Pessoa: a cabra e o cabra – comer, beber e viajar”. Em seguida, o professor Fábio Cunha, do FPB, apresentou a oficina “Mojica: trilogia da resistência”. O chef Cumpade João chegou animando os visitantes com sua aula-show sobre o “Bobode”, com direito a muita música.

“Fiquei muito feliz com tudo que vi aqui. Primeiro pela escolha do local: a Fortaleza é linda e superapropriada para receber eventos desse porte. A Prefeitura está de parabéns por esse evento. Eu escolhi trazer para cá não uma aula de como cozinhar, mas uma palestra sobre nossos produtos, para que as pessoas valorizem mais o que de nossa terra, nossa culinária. Eu andei um pouco pelo Espaço Gourmet e vi que tem muitos pratos ‘nossos’: rubacão, caldinho de peixe… Mas também tem massa, comida japonesa… Muitas diversidades. E isso é muito bom. Quem vem prestigiar encontra de tudo, e esse Festival só agrega valor e beleza a Cabedelo, que já é naturalmente bela”, declarou Onildo.

No palco montado na Fortaleza, apresentaram-se o cantor Michel Charles, seguido pela Ballet Municipal, pela Banda Charles e pela banda Talysmã.

MaisPB

Leia Também