João Pessoa, 19 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÕES

Chilenos escolhem hoje novo presidente

Comentários: 0
publicado em 19/11/2017 às 09h44
atualizado em 19/11/2017 às 06h45
Foto: Ivan Alvarado/REUTERS

Os chilenos começaram a votar neste domingo (19) para escolher entre oito candidatos o sucessor da presidente Michelle Bachelet e novos parlamentares (senadores, deputados e conselhos regionais), em uma eleição na qual parte como favorito o ex-presidente direitista Sebastián Piñera.

Cerca de 14,3 milhões de pessoas poderão execer seu voto voluntário. Os locais de votação foram abertos às 8h locais (9h de Brasília) e o pleito vai até as 18h locais (19). O país vai definir se retorna à direita com Piñera ou se mantém a centro-esquerda no poder, decisão que deve ser tomada finalmente em uma segunda votação em 17 de dezembro, caso nenhum candidato consiga 50% + 1 dos votos neste domingo.

O governo do Chile promoveu uma intensa campanha para estimular os cidadãos a comparecerem às urnas. A sede da presidência, o Palacio de la Moneda, foi iluminada com projeções que diziam: “não se subtraia, some-se. Vote neste domingo”.

De acordo com a última pesquisa eleitoral do Centro de Estudos Públicos do Chile, Piñera aparece com 44,4% das intenções de voto, seguido pelo senador governista Alejandro Guillier, candidato da coalizão governamental Nueva Mayoría, com 19,7% das preferências.

Apesar da vantagem, a possibilidade de uma vitória de Piñera no primeiro turno é pequena, já que os votos estão fragmentados com oito candidatos na disputa. Além disso, a grande protagonista de domingo pode ser a elevada taxa de abstenção, como aconteceu nas últimas eleições municipais, com participação de apenas 36% dos eleitores.

Nos últimos anos, casos de financiamento irregular na direita e na esquerda minaram a confiança dos chilenos na política. A situação piorou depois que a nora de Bachelet foi processada por um caso de corrupção.

Além de Piñera e Guillier, também estão na disputa Beatriz Sánchez, candidata da estreante Frenta Ampla, o equivalente ao Podemos espanhol (8,5% das intenções de voto); o esquerdista Marco Enríquez-Ominami, que disputa pela terceira vez a presidência (4,6%); a socialdemocrata Carolina Goic, a segunda representante da coalizão de centro-esquerda governista (3,9%); o ultraconservador José Antonio Kast (2,7%); além de Alejandro Navarro (0,5%) e Eduardo Artés (0,1%).

G1

Leia Também