João Pessoa, 18 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
João Pessoa

Cartaxo destaca trabalho do conselho tutelar

Comentários: 0
publicado em 18/11/2017 às 18h25
atualizado em 18/11/2017 às 15h34

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prestigiou, na manhã deste sábado (18), Dia do Conselheiro Tutelar, o curso de capacitação Pestalozziano para conselheiros tutelares dos municípios da Paraíba, oferecida pela Associação Pestalozzi, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na ocasião, o gestor destacou o fortalecimento e expansão dos conselhos tutelares na Capital no seu mandatos, e a importância do cuidado com as crianças da Capital paraibana..

“Os conselhos tutelares têm um papel importantíssimo dentro da nossa política de cuidar das crianças e adolescentes, para que eles tenham acesso a todos os seus direitos e serem protegidos de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso trabalho é feito de olho no futuro de João Pessoa e nada está mais vinculado a isso que as crianças. Por isso, fazemos um grande investimento na área da educação, com as creches, ampliando o número de vagas, abrindo oito vezes mais vagas em berçário, dando um novo padrão de qualidade às escolas, investindo na educação em Tempo Integral”, destacou Luciano Cartaxo.

A cidade contava com cinco conselhos tutelares e foram criados mais dois, no Cristo e no Valentina, para ampliar o atendimento no município. Também foram realizadas melhorias nos transportes, na estrutura física (elétrica, hidráulica e sanitária), com novas locações de casas. Em cada conselho, atuam cinco conselhos tutelares, eleitos democraticamente pela comunidade, com a função de prestar atendimento e acompanhamento aos casos que envolvem crianças e adolescentes.

A professora e especialista em Educação Infantil, Maduca Lopes, que também foi conselheira tutelar por três mandatos na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais , destacou o trabalho que vem sendo realizado pelos conselhos tutelares de João Pessoa e disse que tira daqui grandes exemplos para serem apresentados e implantados nas demais cidades do país.

“Muita coisa daqui de João Pessoa vou levar para apresentar em todo o Brasil. Durante cinco anos como consultora dos direitos da criança viajando por todo o país, nunca vi conselhos tutelares com tantos profissionais por sede. Na questão da estrutura de pessoal, os conselhos de João Pessoa saem na frente. Me chamou muita atenção a questão do administrador de cada sede, que é o responsável pelas questões administrativas para que o conselho funcione bem. Outra coisa é em relação as estruturas físicas. João Pessoa tem um comprometimento que todos os municípios deveriam ter porque está na lei que o poder executivo local é o responsável pelas questões administrativas que envolvem os conselhos. Fiquei realmente muito feliz com o que vi porque a gente percebe o comprometimento do prefeito com esta causa”, declarou a professora durante palestra no evento.

O prefeito participou do evento ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa. Maduca Lopes é integrante do grupo de Trabalho do processo de escolha unificada dos Conselheiros Tutelares e esteve no evento à convite da Secretaria de Desenvolvimento Social da Presidência da República.

MaisPB

Leia Também