João Pessoa, 13 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jogos da Juventude

Vencedores dos Jogos Escolares vão representar João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 13/11/2017 às 12h04
atualizado em 13/11/2017 às 09h05

No último sábado (11), 50 alunos da Rede Municipal de Ensino, entre 12 e 14 anos, testaram a concentração e habilidade na disputa pela primeira colocação na competição de xadrez dos Jogos Escolares da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os vencedores da competição representarão as escolas municipais de João Pessoa nos Jogos da Juventude 2018.

Na classificação masculina, subiram ao pódio Luiz Freire (Escola Municipal Dumerval Trigueiro) na primeira colocação, Digo Gomes (da Escola Municipal Padre Pedro Serrão) na segunda colocação e Mateus Assunção (Escola Municipal Leonidas Santiago) completou o pódio na terceira colocação.

Já na classificação feminina, quem conquistou a primeira colocação foi Jamely Silva (Escola Municipal Euclides da Cunha), em segundo lugar ficou Sandryele Oliveira (Escola Municipal Duarte da Silveira) e em terceiro lugar ficou a aluna Maria Júlia (Escola Municipal João Santa Cruz). A competição aconteceu na Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Todos os competidores fazem parte do projeto Xadrez Escolar.

De acordo com o coordenador do Projeto, Francisco Cavalcante, durante a competição os alunos demonstraram um comportamento exemplar e uma grande evolução da prática do xadrez. “Grande parte dos competidores estão em um nível muito avançado graças à intensa preparação. Eles continuarão treinando até durante as férias para a próxima competição”, explicou.

Considerada uma ótima matéria para ser aplicada na escola e o segundo esporte mais praticado no mundo, o xadrez é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Além de desempenhar um importante papel de socialização, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória.

O aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem habilidades como atenção e concentração; julgamento e planejamento; imaginação e antecipação; memória; vontade de vencer, paciência e autocontrole; espírito de decisão e coragem; lógica matemática, raciocínio analítico e sintético; criatividade; inteligência; organização metódica do estudo; e interesse pelas línguas estrangeiras.

Leia Também