João Pessoa, 13 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Peru x Nova Zelândia

Fãs organizam marcha por Guerrero no mesmo dia de jogo

Comentários: 0
publicado em 13/11/2017 às 09h31
atualizado em 13/11/2017 às 06h32
(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O atacante Paolo Guerrero está passando por um momento complicado na carreira, após ter sido flagrado no exame antidoping e suspenso pela Fifa. Por isso, os torcedores da seleção peruana estão organizando uma marcha para demonstrar total apoio ao atleta.

A manifestação, que é combinada através de eventos no Facebook, vai acontecer na próxima quarta-feira (15), em Lima, no mesmo dia que o Peru recebe a Nova Zelândia, pela partida decisiva da repescagem para a Copa de 2018. Se vencer, os peruanos vão disputar o Mundial da Rússia.

O encontro foi marcado para as 16h (19h de Brasília), em frente à Rádio Nacional, que está a poucas quadras do Estádio Nacional, em Lima. Organizadores anunciaram que Dona Peta, a mãe de Paolo Guerrero, estaria presente, entre outros convidados. Mas essa não é a única manifestação coletiva nesta semana, em favor do goleador da bicolor.

Nas redes sociais, também circula um evento previsto para esta segunda-feira (13), em frente à porta principal da Videna de San Luis.

Na sexta-feira (10), a Fifa manteve a suspensão de 30 dias a Guerrero, após a confirmação da presença do metabólito da coca e da cocaína (benzoilecgonina) na contraprova do exame feito pelo jogador.  O Flamengo aguarda o centroavante para treinos no Ninho do Urubu nesta próxima segunda-feira, em horário alternado ao do elenco.

Em outra frente, o clube vai avaliar o teor da punição provisória, mas segue em compasso de espera para exigir da Federação do Peru qualquer indenização pelo desfalque de seu principal atacante.

Enquanto isso, a defesa de Guerrero vai entrar com um novo recurso na Fifa, mas o jogador já não tem tempo hábil para atuar pelo Peru na repescagem contra a Nova Zelândia, e também pelo Flamengo nas semifinais da Copa Sul-Americana. No próximo dia 26, os advogados entregam à Fifa a defesa escrita. E o julgamento será no dia 30, em Zurique, na Suíça.

Caso de Doping

Guerrero fez o exame após o jogo do Peru contra a Argentina pelas Eliminatórias, em 5 de outubro. A defesa do jogador também já recebeu o estudo analítico do exame, com detalhes do teste na urina, substâncias pesquisadas. Segundo Bichara Neto, advogado do atleta, “a concentração de benzoilecgonina é muito baixa, compatível com a tese de contaminação cruzada”.

A defesa irá se basear nessa informação para tentar diminuir a pena de quatro anos de suspensão, prevista no código antidopagem da Agência Mundial Antidoping (Wada). O objetivo é provar que a substância foi ingerida sem a intenção e o conhecimento do jogador.

Extra

Leia Também