João Pessoa, 08 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

15 de novembro: por que feriado?!…

Comentários: 0
publicado em 08/11/2017 às 10h51

Bem no meio da próxima semana, quarta-feira – 15 de novembro, vamos ter mais um feriado nacional. E tomara que nenhuma instituição pública, especialmente do Judiciário, não venha considerar as quinta e sextas-feiras subsequentes como “dias imprensados”, portanto justificados para “pontos facultativos”! Não! Já chega de tantas “férias” neste país que necessita de muito trabalho… efetivo trabalho!

Semana passada, bem na quinta-feira, houve um justificado feriado nacional, porquanto condicente com a religiosidade do povo brasileiro e efetivamente vivenciado, ou seja, foi e é um feriado que tem sentido. O que não teve sentido, sendo até estapafúrdio e afrontoso ao trabalhador comum, foi a decretação de ponto facultativo na sexta-feira, 3 de novembro, por parte de instituições oficiais das quais o povo espera só exemplos de racionalidade e trabalho face seus condicentes salários.

Mas, em relação ao 15 de novembro, data da Proclamação da República, há sentido para esta prevalência como feriado nacional? O povo brasileiro realmente comemora? O Congresso Nacional, seja pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado ou conjuntamente, faz, nessa data, sessão comemorativa? Nas ruas ocorrem algumas manifestações populares em exaltação a esta forma de governo? A resposta é um evidente “não”, logo não há sentido para este feriado nacional.

Afinal, República não corresponde exatamente a Democracia. República contrapõe-se a Monarquia, embora existam Monarquias democráticas.  Democracia contrapõe-se a Ditadura. Quanto a sermos República desde 1889 graças ao levante político-militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, a comemoração deveria mais se voltar para o incentivo ao sentimento cívico nacional, o que pode ser feito com as escolas funcionando… e os três Poderes também, principalmente estes.

Leia Também