João Pessoa, 19 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Neste sábado

Secretaria de Saúde realiza dia D de vacinação antirrábica

Comentários: 0
publicado em 19/10/2017 às 19h06

No próximo sábado (21), a Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza o dia D de vacinação antirrábica no município. No total, as 81 Unidades Básicas e Centros de Saúde servirão como postos de vacinação.Os donos de cães e gatos devem levar os animais para receber a vacina contra o vírus da raiva.

A ação começa às 8h e vai até as 17h.

A vacina será administrada nos cães e gatos com pelo menos 3 meses de idade. Os que vão ser vacinados pela primeira vez deverão tomar uma dose de reforço após 21 dias. Aqueles já são imunizados, todos os anos devem renovar a proteção.

A vacina é exclusiva para cães e gatos. Cadelas e gatas prenhas devem tomar a vacina, que só não será aplicada em animais doentes ou febris.

Os donos devem levar os bichos de estimação portando guia e coleira e os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem usar focinheira. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.

O Coordenador do Centro de Zoonoses, Marinaldo Lima, explicou que é fundamental proteger os animais da raiva, já que um caso da raiva humana foi registrado este ano em Pernambuco e a cidade paraibana de Areia registrou um caso de raiva canina.

“É fundamental manter o controle dessa doença porque temos visto esse ressurgimento em algumas partes do país”, explicou.

A campanha de vacinação contra a raiva começou no mês passado com visitas dos agentes às casas na zona rural. Depois do dia D na zona urbana, a vacinação continua na zona rural até 31 de outubro.

Campina Grande tem mais de 60 mil animais no total, sendo mais de 40 mil cães e mais de 20 mil gatos. A meta é vacinar 80% dessa população animal. Cerca de 11 mil animais já foram imunizados até agora.

A raiva é uma doença que pode atingir também os seres humanos.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas