João Pessoa, 09 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
segundo superintendente

Semob registra 100 mil multas em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 09/10/2017 às 11h11
atualizado em 09/10/2017 às 10h13
Câmeras da Semob

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) já registrou mais de 100 mil multas em João Pessoa do início do ano até agora. Destas, 346 foram multas cometidas por veículos trafegando em vias exclusivas para ônibus. O valor da multa por trafegar em faixa exclusiva é de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. A maioria das multas são registradas pela Semob utilizando câmeras de monitoramento.

De acordo com Carlos Batinga, superintendente da Semob, atualmente 70% das multas são aplicadas à distância. “Uso de celular enquanto dirige, não utilização do cinto de segurança, excesso de velocidades, tudo pode ser autuado por câmeras”, conta Batinga. Contudo, além do monitoramento por câmeras, as multas ainda são aplicadas presencialmente.

De acordo com ele, o excesso de velocidade continua sendo responsável pelo maior número de multas, mas os nove primeiros meses de 2017 apresentaram uma redução de 20% em relação ao ano de 2016.

Conscientização

Para Batinga, os valores das multas ajudam nessa diminuição. Mas o trabalho de conscientização é permanente e também auxilia. “Estamos implantando uma política de conscientização da população pra respeitar a legislação de trânsito”.

E a conscientização tem dado certo. Carlos Batinga vê a população mais intolerante aos infratores, e mais ativa na tarefa de contribuir para um trânsito melhor. Segundo ele, a maior parte das ações realizadas pela Semob vem da denúncia ou reclamação das pessoas. “Eles ligam demais. Fim de semana, principalmente à noite o telefone não para”, analisa.

Apesar dos números a favor, ainda é preciso fazer muito. O superintendente argumenta: “vamos todos juntos fazer um trânsito mais humano. Depende do comportamento de cada um, e não apenas do órgão fiscalizador”.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas