João Pessoa, 08 de março de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MALÁSIA E VIETNÃ

Equipes trabalham nas buscas de avião desaparecido na Ásia

Comentários: 0
publicado em 08/03/2014 às 10h13

Equipes de busca de todo o sudeste asiático utilizam navios e aviões para vasculhar os mares entre a Malásia e Vietnã, neste sábado, à procura de vestígios do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco de pois de decolar.

Mais de 17 horas após perder o contato com contato com a torre, ainda não havia nenhum sinal do vôo MH370, que deixou Kuala Lumpur com destino à Pequim, na primeiras horas de sábado, sem ter combustível suficiente para voar por todo esse tempo.

O Ministro dos Transportes da Malásia disse que não há confirmação de que o avião tenha caído.

O executivo-chefe da Malaysia Airlines, Ahmad Jauhari Yahya, em coletiva de imprensa esta manhã, disse que ainda não há nenhuma indicação de que os pilotos tenham enviado sinal de socorro, o que poderia sugerir que o que aconteceu com o vôo ocorreu rapidamente.

Yahya acrescentou que as condições meteorológicas na região, no momento em que o avião desapareceu, eram boas e também informou que a aeronave tinha combustível suficiente para voar somente até 8h30 da manhã, horário da Malásia (21h30 de Brasília da sexta-feira).

Já a autoridade de aviação civil do Vietnã, informou que as autoridades de tráfego aéreo no país não chegaram a fazer nenhum contato com o avião. "O avião perdeu todo o contato e sinal de radar um minuto antes de entrar no controle de tráfego aéreo do Vietnã", disse em comunicado o tenente-general Vo Van Tuan, vice-chefe do exército vietnamita.

Área de busca ampliada

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, relatou neste sábado que as equipes de resgate iriam ampliar a área de buscas após os esforços iniciais não terem sido bem sucedidos. Mas Razak lembra que o trabalho de localização pode levar vários dias, e que, em seguida, a recuperação dos gravadores de dados de voo, vitais para qualquer investigação, pode levar meses ou mesmo anos.

Funcionários de busca da Malásia, Singapura e vietnamitas trabalham para vasculhar uma área de 11.200 quilômetros quadrados, ao redor do local em que o avião foi detectado pela última vez. Pescadores vietnamitas na área foram convidados a relatar qualquer sinal suspeito do avião desaparecido.

A busca aérea foi suspensa durante a noite e está prevista para retomar na manhã de domingo, enquanto a busca no mar segue em andamento, disse a companhia aérea.

O Mar do Sul da China, onde a aeronave foi detectada pela última vez, é uma região tensa, cenário reivindicações territoriais que levaram a vários conflitos, particularmente entre a China e as Filipinas. Mas, para atuar nas buscas, equipes de resgate, com navios e aviões de vários países envolvidos, China, Filipinas, Vietnã, Cingapura e Malásia todos foram enviadas para a região e trabalham juntas.

No aeroporto de Pequim, as autoridades colocaram avisos pedindo que parentes e amigos dos passageiros se reunam em um hotel a cerca de 15 quilômetros do aeroporto para esperar por mais informações.

A mídia estatal da Malásia (site Tuoi Tre), citando uma fonte da Marinha vietnamita, chegou a informar que o avião caiu no mar entre a Malásia e o Vietnã, a cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu, na província de Kien Giang, segundo o site Tuoi Tre. Mas a informação foi negada pela companhia aérea.

O vôo e os passageiros

O avião, um Boeing 777-200, com 239 pessoas a bordo, deixou Kuala Lumpur, na Malásia, logo depois da meia-noite de sábado, e deveria chegar a Pequim às 6h30 hora local (19h30 no Brasil), mas desapareceu dos radares em pouco mais de duas horas após a decolagem.

Segundo a companhia aérea, a aeronave estava voando a uma altitude de 35.000 pés (10.670 metros) e foi detectada no radar, pela última vez, às 2h40 locais (15h40 de Brasília da sexta-feira), próximo ao local em que o Mar do Sul da China se encontra com o Golfo da Tailândia, a cerca de 135 quilômetros ao norte da cidade malaia de Kuala Terengganu, disse Azaharudin Abdul Rahman, chefe da aviação civil da Malásia.

Ainda de acordo com a Malaysia Airlines, os pilotos não relataram nenhum problema com a aeronave.

O avião levava 227 passageiros, incluindo duas crianças, e 12 membros da tripulação. Segundo a companhia aérea, 152 passageiros eram chineses, 38 da Malásia, 7 da Indonésia, 6 da Austrália, 5 da Índia, 3 dos EUA, e outros da Indonésia, França, Nova Zelândia, Canadá, Ucrânia , Rússia, Itália, Taiwan, Países Baixos e Áustria.

Terra com AP

Leia Também