João Pessoa, 06 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
São José de Piranhas

Sertaneja é escolhida Jovem Senadora pela PB

Comentários: 0
publicado em 06/10/2017 às 17h43
atualizado em 06/10/2017 às 16h03
Foto: Senado Federal

A estudante Maria Eduarda Pereira de Oliveira, da Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio São José, do município de São José de Piranhas, foi escolhida entre 83 alunos para representar a Paraíba no programa Jovem Senador 2017.

“A gestora e os professores da escola ficaram felizes e surpresos com a escolha da aluna, por ser de uma escola pequena de uma cidade do interior. Esse resultado levantou a autoestima da cidade, assim como da família da aluna, que se sentiu valorizada”, declarou o  coordenador do programa Jovem Senador na Paraíba, Saulo Monteval.

A estudante foi escolhida pela redação na qual ela foi autora, intitulada “Temos que ser plural”, para o 10º Concurso de Redação do Senado Federal, que este ano teve como tema “Brasil plural: para falar de intolerância”.

Outros 26 estudantes brasileiros foram selecionados, um de cada unidade da Federação, e atuarão como jovens senadores em Brasília, no mês de novembro.

A aluna paraibana foi orientada pela professora Márcia Suzette de Sousa França Rolim que, junto com outros professores orientadores das redações selecionadas, foi premiada com uma viagem para Brasília. Além de acompanhar a jovem, a docente participará de um curso de formação.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 27/11 a 02/12 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse e a eleição da Mesa Jovem e encerra-se com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

O Estado foi o quinto em número de inscritos.

Jovens Senadores de 2017

O primeiro lugar no concurso de redação ficou com a aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, de Brasília, Distrito Federal, com a redação “Intolerância: barreira para a igualdade de gênero”. 

Nesta edição, foram apresentadas ao projeto 153.955 redações em todo o país, um aumento de 35% em comparação com a Edição de 2016. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site: www.senado.leg.br/jovemsenador.

Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323 mil alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. 

Ao todo, a iniciativa contou com o apoio de 10.033 professores orientadores e atingiu a marca de mais de um milhão de alunos mobilizados.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. 

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas