João Pessoa, 15 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conscientização

Leis garantem direitos a pessoas com câncer

Comentários: 0
publicado em 15/09/2017 às 08h39
atualizado em 15/09/2017 às 05h41

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) destacou nesta sexta-feira (15), no Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, os projetos de sua autoria apresentados na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que garantem mais direitos e esclarecimentos aos portadores da doença no Estado.

Um dos projetos, o PL 1.432/2017, determina a promoção e divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna, câncer, em sites oficiais por parte dos órgãos públicos ligados a assistência social. Deverão ser divulgadas informações sobre aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, isenção de Imposto de Renda, sobre ICMS, IPVA e IPI.

Também devem constar informações sobre quitação de financiamento da casa própria, saques junto ao Fundo de Garantia, saques junto ao Pis/Pasep, cirurgia reparadora da mama, concessão de renda, preferência junto ao serviço de atendimento ao consumidor SAC e fornecimento de remédios pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro projeto apresentado pelo deputado institui a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Cólon e Reto, a ser realizada anualmente, no âmbito do Estado da Paraíba, na 1ª semana do mês de março, passando a constar do calendário oficial de datas e eventos do Estado.

De acordo com Jutay, durante a semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Cólon e Reto deverão ser realizadas, entre outras atividades, palestras e campanhas informativas, com o objetivo de alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino; conscientizar e tornar acessíveis informações voltadas aos direitos dos pacientes; e sensibilizar a imprensa e por meio dela amplificar a disseminação das informações para o maior volume de pessoas.

MaisPB

Leia Também