João Pessoa, 10 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APÓS COBRANÇAS

Dilma Rousseff apoiará projeto que torna crime a homofobia

Comentários: 0
publicado em 10/01/2015 às 15h59

Cobrada por movimentos sociais, a presidente Dilma Rousseff pretende priorizar em seu segundo mandato duas mudanças de lei: a criminalização da homofobia e a investigação obrigatória para mortes decorrentes de ações com policiais.

Ministros disseram à Folha que ela quer uma lei específica para homofobia, assim como existe a Maria da Penha para a violência contra a mulher.
Um projeto sobre o tema está em debate no Senado há oito anos, mas será arquivado por tramitar há mais de duas legislaturas, como prevê o regimento. Líderes religiosos são contra a proposta.

Entidades como a ABGLT e o Grupo Gay da Bahia consideraram o arquivamento "um desastre". O movimento pleiteia que a homofobia seja equiparada ao crime de racismo.

A ideia do governo é apoiar um projeto da deputada Maria do Rosário (PT-RS), mais abrangente que o do Senado: tipifica crimes de ódio e intolerância contra vários grupos.

O governo quer apoiar ainda um projeto que prevê que todas as mortes por agentes, como policiais, sejam investigadas pela Promotoria e acompanhadas pela Defensoria Pública. "Elas não são investigadas, o que incentiva a ilegalidade policial", diz o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos autores.

UOL

Leia Também