João Pessoa, 22 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TEMPO INDETERMINADO

Mais de 6 mil alunos estão sem aulas no Rio de Janeiro

Comentários: 0
publicado em 22/08/2017 às 12h15
atualizado em 22/08/2017 às 09h16
Uma das escolas fechadas no Jacarezinho (Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo)

Quinze escolas que ficam nas comunidades do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, decidiram fechar por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 6.497 alunos de escolas da região do Jacarezinho e de bairros vizinhos não abriram as portas nesta terça-feira (22). No total são 9 escolas, 4 creches e 2 Espaços de Desenvolvimento Infantil estão fechados.

Só no Jacarezinho, 2.369 crianças estão sem aulas. Em Higienópolis, três escolas estão fechadas, deixando 2.013 fora de sala. Em Maria da Graça, bairro vizinho, 850 alunos de uma unidade escolar estão sem aulas, outras 929 estão sem aulas no Riachuelo e 274 no Cachambi.

Uma moradora do Jacarezinho que não quis se identificar, contou ao G1 o sentimento de tristeza e preocupação com o futuro das filhas. “Eu fico muito triste porque a gente bota os filhos na escola pros filhos aprenderem, estudarem e poder ter uma vida diferente do que a gente teve. No período que elas estão na creche e na escola a gente fica tranquilo, mas como que uma mãe vai sair pra trabalhar e deixar os seus filhos sozinhos?”, lamentou a moradora.

Ela fala também sobre o medo de deixar suas filhas sozinhas em casa durante a operação. “Se eles [os policiais] entram dentro da minha casa, vêm elas sozinhas lá dentro, que que vai acontecer? Ou eles vão levar pro Conselho Tutelar e falar que é abandono de incapaz, ou vai que faz alguma maldade. Depois eu vou reclamar com quem?”, questionou.

No início da noite de segunda-feira (21), os diretores das unidades tiveram uma reunião com a prefeitura do Rio para tratar da violência nas escolas. Ficou decidido pelo fechamento dessas escolas no Jacarezinho e que, as demais, vão estudar mudanças no horário de funcionamento.

Participaram 23 diretores de Jacarezinho e Manguinhos. Nessa reunião foi criado um grupo da Secretaria Municipal de Educação que vai monitorar o melhor momento para que as unidades reabram as portas e também a maneira de repor o conteúdo perdido.

O número de alunos que tiveram aulas canceladas nesta segunda-feira (21) durante operações policiais chegou a quase 27 mil à tarde, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

As aulas foram canceladas em mais um dia de megaoperação integrada entre as forças armadas e as polícias civil e militar do Rio, em oito comunidades da Zona Norte da capital. De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, houve 40 detidos (12 em flagrante) até 17h.

Trezentos quilos de maconha e 10 de cocaína foram apreendidos, além de cinco pistolas de uso restrito, um adaptador que transforma uma pistola GLOCK em uma submetralhadora, conhecido como KIT RONI, munições, duas granadas de fabricação caseira e grande quantidade de drogas, materiais para endolação e balanças de precisão.

As áreas onde mais alunos tiveram aulas canceladas foram Complexo do Alemão (9.615), Manguinhos/Benfica (5.685) e Higienópolis (3.895). O número total, de 29.975, é considerado recorde no ano pela Prefeitura do Rio.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas só funcionaram normalmente em oito de 107 dias letivos do primeiro semestre deste ano. Ao todo, 381 escolas municipais ficaram fechadas pelo menos um dia, afetando 131 mil alunos.

G1

Leia Também