João Pessoa, 18 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Empresários s(e)m lucros

Comentários: 0
publicado em 18/08/2017 às 15h49

Ainda precisa que mais nos conscientizemos de que a atividade empresarial está, sim, associada à lucratividade. É bem diferente da atividade “sem fim lucrativo” assim caracterizada desde o próprio estatuto ou por outro instrumento que identifique a entidade ou órgão por ela responsável

Fato é que tem muita gente que vê o empresário como um “tubarão” que só teria como objetivo o lucro, o lucro, o lucro… Como se o lucro correspondesse a um “pecado capital” e como se fosse possível manter-se uma empresa sem buscar esse ganho. Se assim o fosse, a firma não seria firma… seria um instituto, uma fundação, uma ONG, um órgão público etc, entes claramente “sem fins lucrativos”.

Lastimavelmente existem pessoas, inclusive do próprio setor empresarial, que veem “com um pé atrás” os empresários! Estas pessoas, pelo fato de seus escritórios, laboratórios ou estúdios, não se parecerem com lojas, supermercados, indústrias, ônibus etc, pensam que elas próprias não sejam empresárias. E são! Mesmo “vendendo serviços nobres”, incluindo aí o de publicidade, claro que exercem atividades empresariais.

Um órgão público, por óbvio “sem fins lucrativos”, para fazer face às suas despesas recebe uma “receita” fruto da atividade governamental específica da cobrança de tributos, pagos pela população. E mesmo quando esse órgão público sente falta da receita (deixando a descoberto suas despesas), o Governo, de uma forma ou de outra, sana o respectivo problema, mesmo que implique no fechamento da entidade ou órgão.

Já a atividade empresarial, para se a iniciar, tem-se que fazer um investimento pessoal, colocando-se em risco o correspondente valor patrimonial. Há, pois, um risco, eis que se nessa atividade não houver o retorno representado por algum lucro, fecha-se o negócio… perde-se o que se investiu!

Avaliemos, pois, a atividade empresarial como um instrumento de valiosa contribuição à sociedade, especialmente pelos empregos diretos e indiretos por ela gerados.

Sem que haja a pessoa encorajada para arriscar seu patrimônio em uma atividade empresarial, nossos empregos… como os conseguiríamos?!..

Leia Também