João Pessoa, 24 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Rebelião

Presos colocaram fogo em presídio de Pinheiros

Comentários: 0
publicado em 24/07/2017 às 15h59
atualizado em 24/07/2017 às 13h02

Presos colocaram fogo em colchões no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo nesta segunda- feira(24). Segundo a Polícia Militar, os detentos iniciaram uma rebelião desde as 12h30 no presídio onde ficam os detentos provisórios, ainda sem condenação, na capital paulista.

Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para controlar o fogo. Os presos estavam jogando colchões e camisetas nas chamas, que atingiram dois pátios.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que “presos do Centro de Detenção provisória de Pinheiros I se envolveram em uma ato de indisciplina, ateando fogo em colchões”. Às 13h20 os detentos tinham sido levados para um dos pátios para a contagem.

Policiais e integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foram acionados. De acordo com a equipe, o grupo “entrou na unidade para restabelecer a ordem”. “Não há reféns e por enquanto não há informações de feridos”, completa o comunicado.

A pista local foi bloqueada por causa do incêndio. A PM informa que foi feito um cerco no local e não houve o registro de fugas. Dados indicam que a unidade abriga 1.383 detentos, enquanto sua capacidade é de 521. Ou seja, o CDP I opera 165,5% acima do normal

Transferências em janeiro

Em janeiro, o governo de São Paulo transferiu 70 detentos de facções rivais ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que lidera o comércio de drogas no estado. A medida teve como objetivo evitar conflitos, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A determinação foi dada pelo titular da pasta, Lourival Gomes, e ocorreu após as rebeliões no Amazonas e em Roraima deixarem diversos mortos. Os assassinatos ocorreram devido à disputa entre e o PCC e a facção rival carioca, Comando Vermelho (CV), pelo controle dos presídios e do tráfico de drogas no país.

G1

 

Leia Também