João Pessoa, 17 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Turquia

Parlamento aprova mais um estado de emergência

Comentários: 0
publicado em 17/07/2017 às 16h43
atualizado em 17/07/2017 às 13h46

O Parlamento da Turquia aprovou nesta segunda – feira (17) a prorrogação por mais três meses do estado de emergência vigente no país desde a tentativa fracassada de golpe de Estado há um ano.Esta é a quarta vez que o Parlamento turco vota pela ampliação da medida, implantada em julho do ano passado, após a tentativa, com o objetivo de lutar contra as redes de simpatizantes dos golpistas nos órgãos públicos e de governo.

O presidente Recep Tayyip Erdogan já tinha antecipado na semana passada que o estado de emergência não seria suspenso “até que fosse concluída a limpeza” de golpistas na administração pública.

Erdogan acrescentou que a medida, que lhe permite governar por decreto e bloqueia o recurso judicial a qualquer decisão tomada, também está sendo utilizada para lutar contra a guerrilha curda e até para evitar greves na indústria.

Destituições

O vice-primeiro-ministro turco, Nurettin Çanikli, confirmou nesta segunda – feira(17) que,  mais de 111 mil funcionários públicos foram destituídos de seus cargos por  supostos vínculos com o clérigo islamita Fethullah Gülen, a quem o governo responsabiliza pelo levante.

Estimativas anteriores estiamavam quase 140 mil funcionários afastados, um número que inclui cerca de 21 mil professores do ensino particular, com suas licenças pedagógicas cassadas.

Çanikli disse acreditar que ainda há um grande número de funcionários para serem destituídos e que apenas o estado de emergência torna possível tomar esta medida mantendo o sigilo necessário. Com o último decreto, na sexta-feira passada, 7.400 pessoas foram destituídas. “Sem estas condições, levaríamos talvez um ou dois anos para fazer isso”, disse.

A prorrogação foi aprovada no Parlamento graças à maioria absoluta do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), a legenda islamita dirigida por Erdogan, pois o social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP), o maior da oposição, votou contra.

Agência Brasil

Leia Também