João Pessoa, 20 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
frente parlamentar

Procissão com velas encerra caravana

Comentários: 0
publicado em 20/06/2017 às 08h29

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta segunda-feira (19) série de atos, por meio da Frente Parlamentar da Água, cobrando a conclusão da Transposição do Rio São Francisco. A caravana fez o percurso no Sertão da Paraíba, além de cidades de Pernambuco e Ceará, culminando com a Procissão das velas.

As visitas foram à estação EBI 3, em Salgueiro/PE e à Barragem de Jati/CE. A última ação da Frente foi a Procissão das Velas, na cidade de São José de Piranhas, onde os deputados paraibanos fizeram parte do ato da Arquidiocese de Cajazeiras. O evento pediu a conclusão das obras do Eixo Norte, junto com políticos, lideranças locais e a população da região.

O deputado Jeová Campos explicou que a procissão com velas é um ato pela celeridade de uma obra, pelo povo que tem sede e, fundamentalmente, pela vida. “Estamos reunindo fiéis de todas as igrejas para chamar a atenção para a conclusão da Transposição. Uma decisão judicial está impedindo que a água chegue até nós, e isto não pode acontecer”, pontuou o parlamentar.

O ato ecumênico teve início na Paróquia São José e percorreu as principais ruas da cidade até a obra da transposição que passa por São José de Piranhas.

O presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB, deputado Renato Gadelha explicou que faltam 8% das obras para concluir o Eixo Norte.

De acordo com o parlamentar, a empresa inicialmente responsável pela obra, a Mendes Júnior, faliu e não poderá continuar a construção. “Foi feito um novo processo licitatório para contratar uma nova construtora. No entanto, uma das empresas que não venceu a licitação, entrou na justiça, que decidiu suspender as ações da obra, antes de uma decisão final sobre a licitação”, detalhou Renato.

O deputado Jeová Campos enfatizou que cabe ao STF julgar este impasse sobre a obra do eixo Norte. “Faltam muito pouco para concluir esta obra e garantir água para nosso povo. Praticamente a ligação da estação de bombeamento com a barragem de Jati, Ceará”, afirmou.

Participaram também das visitas e da Procissão das Velas os deputados paraibanos Guilherme Almeida, Trocolli Júnior, Janduhy Carneiro, Galego Souza e Nabor Wanderley. Além dos deputados estaduais Hermano Morais e Fernando Mineiro, do Rio Grande do Norte, e da senadora potiguar Fátima Bezerra. Os integrantes da caravana assinaram uma carta, que será encaminhada ao Ministério da Integração e ao STF.

MaisPB com ALPB

Leia Também