João Pessoa, 12 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Viva Santo Antonio! Salve o Dia dos Namorados!

Comentários: 0
publicado em 12/06/2017 às 09h04

No 12 de junho, aqui no Brasil, é comemorado o Dia dos Namorados! Mas, atentemos:12 de junho não é o Dia de Santo Antonio, não!

Ao longo dos tempos muita gente tem feito confusão entre a Véspera e o Dia (mesmo) de Santo Antonio.Este dia em que se homenageia Santo Antonio é, lembremo-nos, 13 de junho.

Entre os que pensam ou pensavam o 12 de junho como Dia de Santo Antonio estavam meus avós paternos, que deram ao meu pai o nome Antonio porque nasceu em um 12 de junho, no longínquo 1916 (ele, agora lá no céu – e nós aqui na terra – comemorando 101 anos de seu nascimento!).

E se logo na inicial destes escritos enfatizamos que o 12 de junho é aqui no Brasil comemorado como o Dia dos Namorados é porque em alguns outros países, especialmente nos Estados Unidos, essa comemoração dá-se na data 14 de fevereiro.

Aqui no Brasil, face as pregações religiosas de Santo Antonio voltarem-se muito para a importância do amor e do casamento, ele (Santo Antonio) ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Daí ter-se escolhido a festa/data véspera de seu dia como Dia dos Namorados! (Originalmente Santo Antonio foi um frei português de nome Fernando de Bulhões).

Não sendo 12 de junho o Dia de Santo Antonio (e sim o 13 de junho), qual ou quais os santos desta data que corresponde ao Dia dos Namorados?!… São alguns… dentre eles São Domingos Sávio, São Nicolau e Santa Antonina.

E não é que pesquisando essas datas e seus santos, constatei que o 11 de junho é Dia de São Barnabé!…Não conhecia esse santo assim como santo, não. Sabia apenas que Barnabé correspondia ao apelido dado aos funcionários públicos. Mas, a história registra que São Barnabé, embora não pertencesse ao grupo dos Doze Discípulos de Jesus, constituiu-se em um dos mais importantes dentre os Setenta a que se refere o Evangelho.

Portanto, evocando e reverenciando todos estes santos, principalmente Santo Antonio, o “santo casamenteiro”, digamos “vivas aos namorados”!

Leia Também