João Pessoa, 27 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Prefeituras, ETEV e sinalização do trânsito

Comentários: 0
publicado em 27/05/2017 às 10h47

Assisti nestes dias, no site da Montadora Volvo, um vídeo em que está um paraibano, daqui de Santa Rita, chamando a atenção para a importância da educação no trânsito. Trata-se de Luiz Carlos André, presidente da Ong ETEV – Educar para o Trânsito, Educar para a Vida.

Em 2010 ele (Luiz Carlos), como fundador da Ong ETEV e em face das ações educativas realizadas nas escolas, em vias públicas e em empresas, foi premiado por aquele grupo multinacional – dentro do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, em realização há 30 anos – com uma viagem para conhecer o bom sistema de trânsito da Suécia. No vídeo,agora veiculado pela Volvo, Luiz Carlos corrobora tudo quanto a Ong ETEV tem propugnado e que corresponde ao “incentivo à mudança de comportamento e da cultura em prol de um trânsito seguro e humano”.

E as Prefeituras… que têm a ver com isto?

– É muito importante um trabalho como esse da Ong ETEV, assim como o da Volvo através desse Programa de Segurança no Trânsito. Mas, seus resultados ficam pouco eficazes se sobretudo as Prefeituras não fizerem sua parte, especialmente a da sinalização e mais destacadamente a da sinalização horizontal!

Nesta semana que hoje se encerra o noticiário, principalmente dos jornais e tvs, “castigaram” Prefeituras por conta de “faixas de pedestres apagadas” que podem ter concorrido para acidentes fatais verificados.

Cabe, pois, mais uma vez conclamarmos as Prefeituras para suas importantes responsabilidades em relação à sinalização horizontal do trânsito. Tal sinalização, além de propiciar segurança a todos quantos se utilizam do sistema viário (inclusive e principalmente os pedestres), embeleza a(s) cidade(s). Isto mesmo: também embeleza a(s) cidade(s)!

E, convenhamos, Prefeituras: – custa tão pouco proporcionalmente a tantos outros custos municipais!…

Assumam, pois, Prefeituras, como que uma “força tarefa”, tipo “mutirão”, para banhar de tintas as vias de nossas cidades paraibanas e proporcionarem mais segurança no trânsito. E assim também proporcionam o embelezamento das cidades, tarefa para a qual devem ser convocadas, de igual modo, as Secretarias de Turismo!

Leia Também