João Pessoa, 27 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
competição

Crianças do ‘Abraçando o Esporte’ participam da Copa de ginástica

Comentários: 0
publicado em 27/05/2017 às 09h11

Nove atletas do projeto ‘Abraçando o Esporte’, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMPJ), participam neste sábado (27) da 2ª edição da Copa Três Estados de ginástica rítmica. O evento esportivo será realizado na Capital, reunindo 96 atletas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As competições ocorrem a partir das 9h no ginásio da Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados.

As atletas beneficiadas pelo projeto do governo municipal têm reais chances de medalha. É o que afirma a professora Sonaly Lucena, que ministra as aulas para crianças na faixa dos 8 aos 12 anos. “As alunas do projeto conseguiram um ótimo resultado na competição passada, ficando com um primeiro lugar e um segundo, o que nos deixa esperançosos em bons resultados nessa segunda edição da Copa Três Estados”, destacou.

As meninas do Abraçando o Esporte irão participar em duas categorias – pré-infantil, dos 8 aos 12 anos, e infantil, dos 11 aos 12 anos. São talentos sonhando com um lugar ao sol no mundo do esporte, e o projeto trabalha para transformar em realidade. A rotina de treinos é bem puxada. Segundas, quartas e sextas, onde as atletas recebem orientações sobre o esporte e treinam as coreografias com dedicação.

Mas o caráter social do projeto é o mais importante. Se não for possível colher medalhas no esporte, a sociedade vai ganhar campeãs de cidadania. “A ginástica trabalha a saúde corporal, psicológica e o social. E através do esporte elas conseguem melhorar diversos aspectos, como a memorização, a alimentação saudável e o comportamento social”, ressaltou a professora.

A dona de casa Elizabete Inácio da Silva atesta a funcionalidade do projeto. Sua filha, Bianca Renata, 11 anos, que estuda na Escola Municipal Durmeval Trigueiro, no Rangel, treina há quatro anos. Nesse tempo, já conquistou diversas medalhas na ginástica. A mãe incentiva à carreira da filha, levando-a para os treinos e acompanhando nas competições. Ela garante que vai está torcendo na arquibancada da Vila Olímpica neste sábado. Independente do resultado, ela se diz orgulhosa da filha.

“Muito orgulhosa e feliz de vê-la se dedicando ao esporte. Faço o possível para ajudar, até mudei a alimentação dela, colocando ingredientes importantes para quem tem uma rotina de treinos. Mas o que me deixa mais feliz é de saber que ela está longe das más amizades, da rua, porque está ocupando a cabeça nos estudos e no esporte”, afirmou.

A assiduidade, o desempenho escolar e o comportamento, tanto no projeto quanto na escola regular, são fortes condicionantes da permanência da criança e dos adolescentes nas atividades planejadas.

Como se inscrever – As inscrições para as modalidades são realizadas no início do ano letivo. Para tanto, os pais devem apresentar certidão de nascimento dos filhos, identidade e registro de matrícula escolar. Os documentos devem ser entregues na Coordenadoria de Esporte da Secretaria de Educação, situada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O telefone para contato é 9 8872-4356.

Além da ginástica rítmica, o Abraçando o Esporte funciona com outras modalidades, atendendo a crianças e adolescente da Capital. Confira os dias e os horários das aulas:

Leia Também