João Pessoa, 22 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pevenção

Aplicativo ‘Elas’ auxilia mulheres em risco

Comentários: 0
publicado em 22/05/2017 às 15h35
atualizado em 23/05/2017 às 07h49

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM), lança nesta terça-feira (23) o Aplicativo Elas. A ferramenta é mais uma a auxiliar, de forma preventiva, mulheres em situação de risco. O lançamento acontece às 10h, na sede da SEPPM, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O aplicativo é gratuito e está disponível, neste primeiro momento, para celulares com sistema Android. Para baixar a ferramenta é preciso ter internet ou dados móveis no celular, acessar a Playstore do Sistema Android. Depois de instalado não é necessário usar conexão, pois o Elas funciona via SMS.

De acordo com Adriana Urquiza, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, a ferramenta vai auxiliar no enfrentamento à violência contra a mulher. “É uma forma de mulheres que estejam em risco pedirem ajuda a parentes e amigos. O mais importante é que as pessoas que ela cadastrar na ferramenta sejam de confiança e tenham conhecimento da situação pela qual ela passa. Assim fica mais rápido prestar socorro e evitar que o pior ocorra”, afirmou.

A ferramenta e suas funcionalidades serão apresentadas nesta terça-feira e já estarão disponíveis para serem baixadas e utilizadas. O aplicativo Elas é de fácil manuseio e qualquer mulher que se encontre em situação de risco eminente de violência poderá acionar o botão do aplicativo que, automaticamente, enviará SMS aos números de pessoas cadastradas pela usuária para pedir ajuda. O limite máximo do cadastro é de cinco pessoas.

Para enviar mensagens pelo aplicativo não é preciso estar conectado a Internet ou ao 3G/4G do celular, pois as mensagens são enviadas via SMS. Mas é preciso que o celular de quem envia tenha crédito ou bônus de mensagens da operadora. As pessoas que recebem as mensagens são informadas também da localização de quem enviou, facilitando a identificação do local aonde a pessoa que pede ajuda se encontra. Toda tecnologia do aplicativo foi desenvolvida por David Guedes, diretor do Departamento de Produção e Gestão da Informação (DPGI), da Secretaria Executiva da Transparência Pública da PMJP.

MaisPB com Secom-JP

Leia Também