João Pessoa, 17 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
seguro defeso

Jutay denuncia prejuízo dos pescadores da PB

Comentários: 0
publicado em 17/05/2017 às 14h07
atualizado em 17/05/2017 às 13h43

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) denunciou, durante discurso na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (17), o prejuízo que os pescadores da Paraíba correm o risco de amargar com o não recebimento da última parcela do seguro defeso da pesca da lagosta.  O parlamentar disse que se for preciso irá a Brasília na próxima semana para falar com o presidente do INSS, o paraibano Leonardo Gadelha, para que uma solução seja tomada.

Juaty Meneses explicou que o período de defeso da lagosta, fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), são de seis meses, de dezembro a maio, que é a época de reprodução da espécie. Os pescadores ficam esses seis meses sem poder realizar a pesca e, nesse tempo, recebem auxílio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir seu sustento.

“Mas, o INSS insiste em repassar apenas cinco parcelas do defeso. Senhores deputados, de que vão viver os pescadores que vão ficar um mês sem salário? A conta não fecha e eles precisam colocar comida na mesa e sustentar as suas famílias”, relatou o deputado.

Ele destacou que a Resolução 647 do Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe sobre os procedimentos de concessão do seguro-defeso para o pescador artesanal e garante o benefício para todo o período de “defeso”. “O próprio INSS reconhece que o seguro-defeso ou seguro-desemprego do pescador é diferente do seguro desemprego comum devido ao trabalhador urbano – que é de cinco meses”, ressaltou.

Para tentar intermediar o problema dos pescadores, o deputado disse que vai encaminhar expediente ao Ministério do Trabalho e ao INSS pedindo informações e cobrando soluções. “Se for preciso iremos a Brasília também. Não vamos permitir que esse direito seja usurpado, deixando pescadores passando necessidades em um período que são impossibilitados de trabalhar”, finalizou.

MaisPB com Assessoria

Leia Também