João Pessoa, 20 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM MAIO

Agricultores serão beneficiados com a liberação do Garantia Safra

Comentários: 0
publicado em 20/04/2017 às 19h05

Agricultores e secretários municipais de agricultura de todo Compartimento da Borborema estiveram participando na manhã desta quinta-feira, 20, de um treinamento sobre o Programa Garantia Safra, tendo como local o auditório da Vila do Artesão. Durante o encontro, o consultor do programa, Ranyfábio Cavalcante de Macedo informou que a partir da segunda quinzena de maio acontecerá a liberação da primeira parcela do Garantia Safra referente ao ano de 2016. A data mais provável será o dia 18 de maio. Serão pagas 5 parcelas mensais, totalizando o valor de R$ 850,00.

O secretário municipal de Agricultura de Campina Grande, Fábio Agra Medeiros, fez uma saudação aos presentes durante a abertura do encontro, ressaltando a importância do programa para todos os agricultores da região. Segundo ele, o Garantia Safra beneficiará dois mil agricultores campinenses, possibilitando-se, com a sua liberação, que sejam injetados quase R$ 2 milhões na economia local.

Para o secretário, o encontro desta quinta-feira foi muito importante para que todos pudessem conhecer os detalhes e instruções de como se dará o processo e o calendário de pagamento, tudo com base em informações oficiais do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. Esta ação atenderá 77 municípios da Região II, podendo ser beneficiados até 38 mil agricultores prejudicados, conforme levantamento a ser feito na primeira quinzena de maio.

Ele lembrou que o governo municipal de Campina Grande, por meio do prefeito Romero Rodrigues e da Seagri, cumpriu a sua parte no ano passado quanto à liberação da sua contrapartida, mas, infelizmente, a mesma providência não foi adotada em outubro passado pelo governo do Estado, que apenas no mês de fevereiro liberou a sua parte, gerando-se considerável atraso  no pagamento do Garantia Safra, que apenas a partir de maio começará a ser pago aos agricultores.

“De fato, o município cumpriu a sua parte. Além disso, contamos com o apoio do deputado federal Rômulo Gouveia, o qual, inclusive, envidou todos esforços em favor dos agricultores, tornando possível o destravamento do programa, mesmo porque a safra de 2016 infelizmente foi perdida devido à estiagem prolongada”, afirmou.

Conforme lembrou, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) esteve, em Brasília, com o Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, seu chefe de gabinete, Nelson Andrade, e o Subsecretário, Everton Augusto.

Durante o encontro, o deputado tratou do Garantia Safra dos municípios paraibanos que tiveram seus pagamentos bloqueados, devido a um erro cometido pelo Governo do Estado da Paraíba, o qual fez o aporte financeiro fora do prazo estabelecido, prejudicando milhares de agricultores familiares da Paraíba que não receberam o benefício.

MaisPB

Leia Também