João Pessoa, 28 de abril de 2017 | --ºC / --ºC 05:32 - 2.6 | 11:41 - 0.0 | 17:58 - 2.6 $ Dólar 3,17 - € Euro 3,45

ÚltimaHora
VÍDEO/MAISTV

Feriado: estudantes de JP desconhecem Tiradentes

Comentários:
21/04/2017 às 10h26 • atualizado em 21/04/2017 às 19h19
A- A+

Nesta sexta-feira, feriado nacional, é dia dedicado ao mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes. Mas, será que as pessoas conhecem personagem das lutas pela independência do Brasil?

A MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB,  foi as ruas da Capital e ouviu estudantes e populares sobre assunto.

Confira vídeo

Todos os anos, em 21 de abril os brasileiros lembram a morte do dentista e comerciante Joaquim José da Silva Xavier, morto em 1792.

Tiradentes, como ficou conhecido, foi um dos principais personagens da Inconfidência Mineira e lutou pela Independência do Brasil, que à época era colônia de Portugal.

No livro A corrida do ouro no Brasil (1697-1810), o escritor Lucas Figueiredo ressalta o papel de Tiradentes na busca pela independência.

Um radical entre moderados, um franco entre dissimulados, ele defendia – publicamente e em qualquer lugar (de bordéis a residências de ricos mercadores) – uma revolução que tornasse Minas Gerais independente de Portugal. ”Era pena”, dizia o alferes, ”que uns países tão ricos como estes [as Minas Gerais] estivessem reduzidos à maior miséria, só porque a Europa, como esponja, lhe estivesse chupando toda a substância”

Mártir da Inconfidência, Tiradentes foi enforcado em praça pública e teve partes do seu corpo exposto em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Para a corte, essa seria uma forma de mostrar a população a consequência de quem fosse de encontro a colônia.

Wallison Bezerra – MaisPB

Leia Também

Ponto facultativo x economia

Nesta sexta-feira, feriado nacional, é dia dedicado ao mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes. Mas, será que as pessoas conhecem personagem das lutas pela independência do Brasil? A MaisTV, canal de […]