João Pessoa, 09 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
quatro edições

Estado realiza Feiras de Empreendedorismo

Comentários: 0
publicado em 09/04/2017 às 11h39
atualizado em 09/04/2017 às 08h41
Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba

O Governo do Estado, por meio do Empreender-PB, realizará este ano quatro edições da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp). De acordo com a secretária de Estado das Finanças e gestora do Empreender, Amanda Araújo Rodrigues, as feiras ocorrerão nos municípios de João Pessoa, São Bento, Bananeiras e Monteiro, respectivamente nos meses de julho, setembro, outubro e dezembro.

A primeira edição será realizada em João Pessoa, no período de 28 a 30 de julho, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego. No dia da abertura, o evento ficará aberto à visitação das 16h às 22h. Nos demais dias das 14h às 22h.

Amanda Araújo Rodrigues explica que a Fenemp tem como objetivo disseminar, de forma gratuita, a cultura empreendedora na população regional, interagindo novos empreendedores aos já operantes, expondo os principais pontos para o desenvolvimento de novos investimentos no estado, além de atividades educativas que viabilizarão um crescimento sólido, diretamente para comunidade presente, e indiretamente para a população próxima desta. “Portanto sendo oportuno a realização desta Feira no intuito de possibilitar a organização de cada região específica, de acordo com suas características próprias”, complementou.

A gestora do Empreender Paraíba explicou: “Nossa feira objetiva em dois pontos principais: Primeiro, demonstrar os cases de sucesso dos tomadores finais de recursos do Programa Empreender-PB, bem como estimular o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa e, em segundo, dá foco no mercado, pois sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde o sentido. Esse é o objetivo geral”.

Como objetivos específicos, ela apontou a promoção do desenvolvimento econômico do Estado; divulgar e promover o potencial econômico do Município; Incentivar a capacidade empreendedora; propiciar experiências, informações entre os empreendedores; promover qualificações, debates, palestras; fortalecer o contato entre o programa e seus contemplados; firmar parcerias; fomentar a economia regional; divulgar produtos/ serviços e estimular a comercialização.

Público alvo – O evento é direcionado a pessoas interessadas em iniciar ou incrementar seu próprio negócio, potenciais empreendedores, empresários interessados em diversificar suas atividades, renovar ou ampliar seus empreendimentos, profissionais em busca de novas oportunidades de negócios e parcerias, comunidade acadêmica, investidores, associações e/ou cooperativas de produção, além do poder público.

Com a previsão de receber mais de 2.500 visitantes durante os três dias do evento, a Fenemp proporcionará aos expositores e visitantes: palestras, consultorias, informações sobre novidades de mercado, ajuda de como de se tornar um Microempreendedor Individual-MEI, além de informações sobre produtos e serviços oferecidos pelo Programa Empreender-PB.

Constam das atividades palestras sobre: A importância da formalidade; Motivação para empreender; Planejamento: como planejar suar empresa; Gestão empreendedora: O caminho para desenvolvimento (Magna); Características de um empreendedor de sucesso (Magna); O poder das mídias digitais na divulgação do seu produto. Além das oficinas: Beleza Empreendedora; Agricultura Familiar; Técnicas Artesanais; Oficina Tecnológica; e apresentações culturais do Projeto Prima; Trio Pé de Serra; e Empreender Cultual.

As feiras terão ainda atividades diversas, como o Prêmio Empreender Revelação. Para reconhecer, valorizar e divulgar ações empreendedoras que servem de exemplo e estímulo ao surgimento de novos negócios, o comitê organizador da Fenemp vai promover uma série de premiações voltadas a empreendedores, empresas, associações e administrações públicas, nas seguintes categorias: Jovem Empreendedor; Projeto Inovador; Mulher Empreendedora; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo Solidário.
Também durante o evento, serão promovidas capacitações sobre Gestão Empresarial Básica aos empreendedores inscritos no programa Empreender-PB.

Estrutura – A Fenemp está projetada para o desenvolvimento de ações que conduzam seus participantes a um resultado satisfatório em suas participações, assim disponibilizará a estrutura necessária para tal. Com foco nos expositores dará suporte com: estandes, cenografia (expondo as ações desenvolvidas pelo programa Empreender PB), internet, som, iluminação e comunicação visual. Já ao apoio na permanência do evento o comitê organizador ficará responsável por fornecer: transporte para a comissão organizadora do evento, alimentação (lanche e janta) aos expositores cadastrados (máximo duas pessoas por estande), além de dispor a limpeza e segurança ao evento.
Em São Bento, a Fenemp será realizada no Shopping das Redes no período de 6 a 9 de setembro e dentro desta feira promovida pelo Governo do Estado será realizada a 1ª Expotextil, uma promoção da Prefeitura Municipal.

Em Bananeiras, o evento será no período de 27 a 29 de outubro, em local a ser definido. Já em Monteiro, de 1 a 3 de dezembro, também em local ainda a ser definido. Todas as edições serão abertas às 16h, e funcionarão até 22h. No segundo e terceiro dia, a abertura ocorre às 14h.

MaisPB com Secom-JP

Leia Também