João Pessoa, 31 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Prefeitos paraibanos && TCE

Comentários: 0
publicado em 31/03/2017 às 10h03

Não foi por lapso que no título destes escritos encontram-se dois sinais desse conhecido símbolo muito antigo (&, pronunciado “éitssa”) e bem mais notado como de conotação comercial, caracterizador de uma conjunção ou união. Esses dois sinais estão aqui propositadamente colocados porque assim expostos, em dois, juntos, são definidos como “conjunção lógica”. Daí, entendermos que se constitui, mesmo, uma conjunção lógica – e que deve ser cada vez mais incentivada – esse relacionamento institucional do TCE (Tribunal de Contas do Estado) com os prefeitos… e vice-versa.

Nesta sexta feira, 31 de março, completou-se exatamente uma semana que o TCE realizou o Encontro sobre Planejamento Orçamentário e Desenvolvimento Sustentável, tendo por público alvo os 223 novos prefeitos e vice-prefeitos paraibanos. Ocorreu, pois, na sexta feira, dia 24..

Não houve por parte do TCE – e entendemos que deveria ter feito pelo menos em seu próprio Portal – a divulgação dos nomes de todos os prefeitos e vice-prefeitos que efetivamente participaram do referido evento, assim como os nomes dos que tenham se incumbido de representa-los, isto até mesmo em nome da transparência das ações públicas, tão exigida pelo povo. E uma divulgação assim, nesses moldes aqui sugeridos, muito contribui para a boa (e real) imagem dos gestores municipais que deram a devida atenção ao chamamento do TCE para a reflexão sobre assuntos tão relevantes como o do planejamento orçamentário e desenvolvimento sustentável.

Para ter-se ideia quanto à importância dessa divulgação nominal aqui proposta, alguns dos programas radio-jornalísticos daquela mesma sexta feira 24, no horário do almoço, ao comentarem o evento do TCE, enfatizaram que nem metade dos prefeitos lá se encontravam… e que muitos estavam “era mesmo nos restaurantes a, b ou c” utilizando as diárias municipais para suas “mordomias”!… Informes, com entrevistas de gestores presentes ao Encontro, obviamente foram bem menos e nos lembramos das declarações de elogios ao evento por parte dos prefeitos de Bayeux, Junco do Seridó e Várzea, além do presidente da FAMUP. Por outro lado, pessoa que lá efetivamente esteve dera-nos informação de que cerca de 170 prefeitos fizeram-se presentes (mesmo assim, próximo de 30% deles estiveram ausentes a um encontro em relação ao qual essa ausência só poderia ocorrer por um motivo extremamente mais importante e em favor do município que dirige).

Insistimos, portanto, na sugestão de que o TCE, mesmo com pequeno atraso, faça a divulgação dos que participaram desse oportuno Encontro Sobre Planejamento Orçamentário e Desenvolvimento Sustentável.

Leia Também