João Pessoa, 24 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO PARANÁ

Moradores fazem ‘vaquinha’ e compram armas para a polícia

Comentários: 0
publicado em 24/03/2017 às 17h20

Moradores e empresários de Laranjeiras do Sul, no Centro do Paraná, fizeram uma “vaquinha” de R$ 38 mil para comprar armas para a Polícia Militar (PM) de quatro municípios da região. O dinheiro foi repassado ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que adquiriu o armamento e o entregou à polícia.

De acordo com a PM, os cinco fuzis calibres 556 e uma metralhadora nove milímetros devem ser usados na segurança de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu.

Para o presidente do Conseg, Ariel Oro, a comunidade também é responsável pela segurança pública, por isso o esforço conjunto para a compra das armas. “É um dever do Estado, mas é uma responsabilidade de toda sociedade civil. Adquirimos esses equipamentos para fazer frente às necessidades da nossa região”, comentou.

A Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils) incentivou os empresários para que ajudassem na doação, já que insegurança também afeta o comércio. “Se houver problema de desordem, temos prejuízos imediatos; dessa forma, procuramos trabalhar preventivamente”, informou o presidente, Fabiano Franciosi.

O comandante da PM, capitão Heraldo de Lima, adiantou que cerca de 40 dos 79 policiais já estão treinados para usar as armas e outra parte está em treinamento. “Esses equipamentos e armamentos sempre vêm reforçar. É um aporte muito grande para ameaças potenciais que possam vir causar transtorno para a comunidade”, enfatizou.

“Muitas vezes os criminosos estão mais equipados que nossos policiais. Tudo o que vier para a polícia é bem-vindo”, destacou o empresário Lucas Borille, que conta ter tido um prejuízo de quase R$ 100 mil com um assalto.

Até abril, outras armas devem ser entregues aos policiais com recursos próprios do conselho.

G1

Leia Também