João Pessoa, 24 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
expansão

Emlur oferece novos pontos de coleta de lixo eletrônico

Comentários: 0
publicado em 24/03/2017 às 13h48
atualizado em 24/03/2017 às 10h49

Três novos pontos de coleta de lixo eletrônico serão disponibilizados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) em João Pessoa a partir do mês de abril. Atualmente a empresa dispõe de três pontos. Todo o material é levado para o Núcleo da Emlur, no Bairro do Roger. A cada 45 dias são repassadas em torno de três toneladas para a Ecobras, empresa paraibana, parceira da Emlur, que trabalha com reciclagem de equipamentos eletrônicos.

Os novos pontos de coleta estarão aptos a receber todo tipo de material eletrônico, além de pilhas, lâmpadas e baterias. O serviço vai funcionar nos Núcleos de Serviço da Emlur nos bairros de Tambaú, Mangabeira e Jaguaribe. Os equipamentos poderão ser deixados no local de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.

O lixo eletrônico não deve ser jogado no lixo comum nem enviado ao aterro sanitário devido os componentes tóxicos que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. “O nosso objetivo é facilitar para a população o descarte e dar a destinação correta desses equipamentos. É comum vermos em terrenos, canteiros ou leito de rios esses objetos. Com novos pontos podemos estimular a prática dos três ‘R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, observa Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Atualmente João Pessoa conta com três pontos de coleta: No Núcleo Centro Dia da Emlur, no Bairro do Roger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica), na sede da Empresa, no Bairro dos Estados. O terceiro é de responsabilidade da Ecobras e funciona na Escola de línguas CNA, na Avenida Senador Rui Carneiro. Todos os materiais coletados são levados para o Núcleo do Roger e, posteriormente, encaminhados para a sede da Ecobras, que funciona no município do Conde.

O diretor da Ecobras, Franco Spessotto, orienta a população a levar aos pontos de coleta itens como componentes de computadores e seus periféricos; televisores e monitores; ar condicionado; microondas, aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletro-eletrônico que acumule energia.

A ação esta respaldada na Lei nº 12.160, de 15 de setembro, de 2011, sancionada pelo Poder Executivo Municipal de João Pessoa, que institui normas, prazos e procedimentos para o gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final do lixo tecnológico e dá outras providências. A legislação determina que os produtos descartados e resíduos tecnológicos devem ser coletados, reutilizados, reciclados e receber tratamento final específico e ambientalmente adequado pelas empresas que fabricam, produzem, importam, distribuem e comercializam esses equipamentos ou seus componentes.

Confira os pontos de coleta:

  • Sede da Emlur – Av. Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados – (83) 3214-7628.
  • Núcleo da Emlur Centro Dia – Av. Gouvêia Nóbrega – Roger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica)
  • Escola de línguas CNA – Av. Senador Rui Carneiro, 416.

Pontos de coleta que serão instalados em abril:

  • Núcleo da Emlur no Bairro Tambaú (Rua Aluizio Franca, 49 – nos fundos da Agencia do Bradesco da Av. Rui Carneiro).
  • Núcleo da Emlur no Bairro Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – na Praça Coqueiral).

Núcleo da Emlur no Bairro Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto S/N – ao lado da Loja de Móveis Mix).

Leia Também