João Pessoa, 18 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração, presentemente exerce as funções de vice-presidente da APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração). Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

Semob-JP e a descida do Altiplano

Comentários:
publicado em 23/02/2017 às 14h53

Repercutiram muito – e não só por ser do interesse de muita gente, mas porque alcançaram as redes sociais até com ironias a respeito delas – as alterações promovidas pela Semob-JP relacionadas ao binário Cabo Branco/Altiplano, em especial no que tange ao percurso Altiplano/Centro através da av. Beira Rio, tendo de antes passarpelas ruas Odilon Coutinho, Cairu e Paulino Pinto.

Domingo passado, em um restaurante pessoense (o Feijão Maravilha, conhece-o?!), pessoas que se encontravam em nada menos do que três mesas circunvizinhas comentavam tão só este assunto. Mas, uma dessas pessoas chamou a atenção das demais informando que a Prefeitura – claro que por intermédio da Semob-JP – já está reavaliando aquelas alterações e que haveria grande possibilidade de voltar-se à situação anterior (rotatória da Beira Rio), embora com a introdução de medidas operacionais no âmbito da própria rotatória.

Se os impactos para os condutores de automóveis foram assim de tanta repercussão, imagine-se em relação aos passageiros e condutores do transporte coletivo urbano que por ali circula, descendo do Altiplano para alcançar a Beira Rio!… Os ônibus, em função do novo binário, aumentaram esse percurso (para alcançar a Beira Rio) em 800 metros. São 89 viagens realizadas ao dia, significando portanto um aumento de 71,2 km/dia… Que corresponde a aumento no consumo de óleo diesel. Isto, repita-se: por dia! E ainda tem a questão do tempo aumentado na viagem, inclusive porque o ônibus agora passa por dois semáforos antes de chegar à Beira Rio.

É, pois, bem vinda essa reavaliação da Semob-JP para concluir qual o melhor: esse novo binário?! Ou a antiga rotatória?!…

Leia Também