João Pessoa, 21 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
crime organizado

Áustria detém oligarca ucraniano exigido por EUA e Espanha

Comentários: 0
publicado em 21/02/2017 às 16h34

As autoridades austríacas detiveram nesta terça-feira (21) o oligarca ucraniano Dmytro Firtash, sobre o qual pesa uma ordem de detenção europeia por estar acusado pela Espanha de crime organizado e lavagem de dinheiro, e que também é exigido pelos Estados Unidos.

O magnata ucraniano foi preso no tribunal de apelação de Viena pouco depois desta corte ter autorizado sua extradição aos Estados Unidos, que o exigem para julgá-lo em um caso diferente sob acusações de corrupção.

A polícia espanhola anunciou no fim de novembro de 2016 que havia emitido uma ordem de prisão europeia a partir de Barcelona contra três ucranianos, incluindo “um importante empresário do setor de gás”. A imprensa espanhola identificou este último como Dmytro Firtash.

Segundo uma publicação do jornal ABC na época, Firtash é acusado de “ter estreitas relações com o crime organizado e de ter lavado 10 milhões de euros na Espanha procedentes de supostas atividades criminosas”.

Por sua vez, os Estados Unidos o exigem por atos de corrupção relacionados com a exploração de uma mina de titânio na Índia, subornos que teriam sido realizados através de instituições financeiras americanas.

O magnata ucraniano do gás e dos transportes, que se encontrava há três anos em prisão domiciliar na Áustria, estava presente no tribunal por ocasião da decisão do julgamento de extradição e não opôs resistência a sua prisão.

Em 2014, já havia sido preso pelas autoridades austríacas no âmbito da investigação dos Estados Unidos, mas foi libertado pouco depois após pagar uma fiança recorde.

G1

Leia Também