João Pessoa, 21 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Manoel Júnior: oposição saltará ‘cascas de banana’ de flerte do PSB

Comentários: 0
publicado em 21/02/2017 às 11h17
atualizado em 21/02/2017 às 08h38

Prefeito em exercício diz que PMDB, PSD e PSDB estão vacinados contra ‘veneno’ do ciúme

Casca de banana. Foi a expressão popular usada pelo prefeito em exercício Manoel Júnior para estigmatizar os acenos do PSB na direção do prefeito Luciano Cartaxo, a quem os socialistas já se insinuam com declarações amenas e até admitindo recomposição política, nos moldes de 2014.

No Frente a Frente, da TV Arapuan – programa que apresento toda segunda-feira às 21h30 – o peemedebista disse que a oposição tem maturidade suficiente para perceber nos movimentos girassóis uma tentativa de fragmentação da aliança de 2016, entre PMDB, PSD e PSDB, vitoriosa em 14 dos 20 maiores municípios do Estado. Mais do que isso: um atestado de fragilidade política de quem “não tem candidato”.

Para Manoel, a razão da vacina é muito elementar. Todas essas lideranças, Luciano, José Maranhão e Cássio Cunha Lima, já experimentaram e amargaram frustrações políticas com o governador Ricardo Coutinho. “Ninguém cai mais nesse encantamento da sereia”, acentuou.

A divisão da oposição é uma estratégia vital para os planos políticos de Ricardo, em 2018. O governador – que sempre venceu unido à outras forças – passa por um processo de isolamento em relação a quem sempre lhe deu suporte e palanque, cada qual em um momento específico.

O que Manoel Júnior está querendo dizer é que se depender das experiências vividas, nem Luciano, nem Maranhão e nem Cássio entrarão em rota de colisão, como aspiram os aliados do governador. E com uma razão mais matemática do que política: 2016 provou nos boletins de urnas que a união deles tem força para superar Ricardo e a estrutura do Governo.

Limão e limonada

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) preferiu comentar os acenos do Governo a Luciano Cartaxo pelo viés administrativo. Assim, considerou até importante qualquer gesto que ajude na relação entre Estado e Prefeitura. Aproveitou para sugerir o mesmo em relação à Campina Grande. “Não hoje nenhuma parceria do Governo com a Prefeitura da cidade”, lamentou.

BRASAS

*Linha – Aniversariante do dia, Manoel Júnior recebeu ligação do ex-colega de bancada federal Damião Feliciano (PDT).

*Cutucando – No telefone, Manoel brincou com o ‘galego’ – apelido com o qual trata Feliciano: “Torço que, assim como eu, Lígia também assuma”.

*Novidade – QualiJoãoPessoa. Este é o nome do programa que será lançado na volta do prefeito Luciano Cartaxo das férias.

*2018 – Aliados do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) acham que chegou a hora de estadualizar a imagem da gestão, aprovada por quase 70% dos campinenses nas urnas.

*Entendimento – Raimundo Lira (PMDB) está sendo aconselhado em Brasília a colar em Maranhão para se fortalecer em 2018.

FALA CANDINHA!

Espírito de primatas

Ao ouvir a metáfora de Manoel Júnior, Dona Candinha lembrou do histórico do partido do vice-prefeito e provocou:

– O PMDB pode até saltar a casca, mas adora a banana do poder.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O legítimo Jardim Girassol desistiu de ter um eminente representante na chapa de 2018?

PINGO QUENTE

“Suruba é suruba”. Do senador Romero Jucá (PMDB), investigado na Lava Jato, ao dizer que só aceita o fim do foro privilegiado se for para todos os atuais beneficiados.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também