João Pessoa, 04 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Eis os feriados 2017 e que não inventem ‘imprensados’

Comentários: 0
publicado em 04/01/2017 às 16h48
atualizado em 04/01/2017 às 13h49

Falta o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, de igual modo que o Governo Federal já o fez, divulgarem seus respectivos calendários em que constem os feriados (nacionais, estadual e municipais), assim como os chamados “pontos facultativos”. Essa divulgação ajuda a todos os segmentos (e não só aos funcionários públicos) no planejamento de suas ações… ações de trabalho e até de lazer.

Nem o Governo do Estado nem a Prefeitura de João Pessoa têm essa postura de no comecinho do ano divulgarem esse calendário. Parecem confiar que a população já o saiba. E sabe, mas nem de tudo. E como há os “ponto facultativo” que esses Governos só o divulgam bem à véspera, os próprios funcionários perguntam-se: – “Amanhã vai ser ponto facultativo?”. Aliás, caberia especialmente ao Governo do Estado não apenas elaborar esse seu específico calendário, como também conclamar outras instituições (TJ, MP e TCE, por exemplo) para igualmente o fazer… “harmoniosamente”, evitando que – como feito pelo TJ/PB em relação ao ano 2016 – inventem  “ponto facultativo” por conta de ser dia “imprensado”. E isto não só prejudica a imagem da própria instituição, mas prejudica os demais segmentos,especialmente o econômico.

Eis, pois, os feriados e pontos facultativos 2017 divulgados pelo Governo Federal: – 1º de janeiro, domingo = Confraternização Universal; 27 de fevereiro, 2ª feira = ponto facultativo de Carnaval; 28 de fevereiro, 3ª feira = Carnaval; 1º de março, 4ª feira de cinzas = ponto facultativo até às 14 horas; 14 de abril, 6ª feira = Paixão de Cristo; 21 de abril, 6ª feira = Tiradentes; 1º de maio, 2ª feira = Dia do Trabalho; 16 de junho, 5ª feira = ponto facultativo de Corpus Christi; 7 de setembro, 5ª feira = Independência do Brasil; 12 de outubro, 5ª feira = Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil; 28 de outubro, sábado = Dia do Servidor Público, mas desnecessário o ponto facultativo por ser um sábado; 02 de novembro, 5ª feira = Finados; 15 de novembro, 4ª feira = Proclamação da República; 25 de dezembro, 2ª feira = Dia de Natal.

No âmbito estadual tem-se o feriado de 5 de agosto (sábado), correspondendo à Data de Fundação da Paraíba. E de abrangência municipal, aqui em João Pessoa tem-se, além da Sexta Feira Santa em 14 de abril, o 24 de junho (sábado) que é Dia de São João e o 8 de dezembro (6ª feira) como feriado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas