João Pessoa, 22 de abril de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
JP E CG

Trauma realiza mais de 1.900 atendimentos na Semana Santa

Comentários: 0
publicado em 22/04/2014 às 11h03

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou cerca de 800 atendimentos durante o feriado da Semana Santa e de Tiradentes. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir das 18h da quarta-feira (16) até as primeiras horas desta terça-feira (22).

Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões durante o período, com 142 pacientes atendidos. No feriado do ano passado, onde foram contabilizados só os números da quinta-feira (28) a segunda-feira (1º), foram realizados cerca de 500 atendimentos no período Pascal.

De acordo com o balanço, foram atendidas 135 vítimas de acidente de moto, 30 de agressão física, 15 de acidente de automóvel, 13 de arma de fogo, 21 de atropelamento, nove de arma branca, 20 de queimaduras, 20 de trauma e dez de acidente de bicicleta. Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

Durante o feriado prolongado, o Hospital de Trauma disponibilizou reforço de toda a equipe assistencial, com médicos, equipe de enfermagem e suporte, incluindo UTIs móveis. “Fizemos um esforço para prestar o melhor e mais eficiente atendimento à população, por isso elevamos o número de profissionais para trabalhar nesse feriadão”, disse o diretor técnico da unidade, Edvan Benevides.

Campina Grande – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes realizou mais de 1.100 atendimentos durante o feriado da Páscoa. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da quinta-feira (17) até as primeiras horas dessa segunda (21).

Os casos envolvendo motocicletas lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 201 pacientes foram atendidos devido a acidentes com moto. Em relação aos feridos em acidente de automóvel, o hospital teve 16 pacientes. Também foram registrados atendimentos a vítimas de agressão física (12), arma de fogo (12) e arma branca (13). Os demais atendimentos foram de casos clínicos. Nesses dias foram realizadas 78 cirurgias.

Já no mesmo período do ano passado, deram entrada 1.082 pessoas no feriado de Páscoa, entre urgências (casos clínicos: dor de cabeça, febre, hipertensão, etc.) e emergências. Desse total, 145 foram vítimas de acidente de moto, 27 de acidentes de carro, nove de tiro, 14 de facada e 12 por espancamento. Foram realizadas oito cirurgias.

Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência a todos, a unidade de saúde conta com 262 médicos, sendo 37 de plantão 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clínica e cirúrgica em seis blocos de enfermaria, com 308 leitos.

O Trauma-CG é referência em traumatologia para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A unidade chega a atender 300 pacientes, diariamente.

Secom-PB

Leia Também