João Pessoa, 16 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Prefeituras fazem formatura “Doutores do ABC”!

Comentários: 0
publicado em 16/12/2016 às 12h59
atualizado em 16/12/2016 às 10h00

Há uma semana, na cidade sergipana de nome igual à paraibana Itabaiana, eu e minha esposa Ana estivemos orgulhosamente participando da formatura de “Doutor do ABC” de nosso neto Mário (Mário Neto).

Já havíamos participado de similares eventos relativos a três netas (Maria Luísa, Ana Clara e Maria Sophia), aqui em João Pessoa. Desta feita, por óbvio, foi em uma outra cidade, Itabaiana/SE, onde reside nosso filho Márcio (químico da Fábrica Vulcabrás Azaleia, mais exatamente da unidade instalada no município de Frei Paulo, vizinho à sergipana Itabaiana). E não podemos deixar de registrar que Márcio é casado com Juliana, também química, nem que a mãe dela

, Darci, obviamente avó de Mário Neto, de igual modo se fez presente àquela formatura de Doutores do ABC!

Pois, bem! O que nos moveu a fazer esta conclamação às Prefeituras foram  as expressões que tivemos oportunidade de ouvir lá nos salões da Casa de Recepções Morumbi, de Itabaiana/SE, quando da festa de “Doutores do ABC”que aqui nos referimos. Ao lado de nossa mesa estavam familiares de uma outra criança que recebia o diploma de “Doutor do ABC”. E um desses familiares, parecendo ser um dos avós, chamava a atenção: – “Como seria importante que a Prefeitura também fizesse uma festa assim para os alunos das escolas municipais!”. Uma outra pessoa, na mesma mesa, observou: – “Mas na escola que trabalho já faz! Vai ser na próxima semana!”. E aquele “com cara de avô” insistiu: – “Eu falo fazer em todas as escolas, não só em uma ou outra, por iniciativa da própria escola, não!…”.

Realmente, a educação infantil, mais especificamente a pré-escola, tal como expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é fundamental! E essa ação das escolas em promover a formatura (festa) de “Doutores do ABC” corresponde a uma das mais importantes ferramentas de incentivo não só às próprias crianças para o prosseguimento dos estudos, mas sobretudo de responsabilização aos pais no sentido de que tudo façam pela preservação de seus filhos nas escolas.

Como uma festa (formatura) assim – “Doutores do ABC” – implica em custos adicionais para as famílias, provavelmente por isto nas escolas públicas elas não se realizem normalmente, como parte da respectiva programação anual. Entretanto, esses custos não são de tanta monta que as Prefeituras não possam financiar. E certamente ganharão muitos aplausos (“quiçá, votos”) por essa benfazeja promoção!

Observemos na foto ilustrativa deste texto como Mário Neto, nos seus seis anos de idade e ao exibir o diploma de “Doutor do ABC”, já demonstra seu compromisso para a conquista de outros diplomas da cidadania, como lido no Juramento da solenidade: “Prometo dedicar-me para cada vez mais bem aprender os ensinamentos dados por meus professores!”.

Leia Também