João Pessoa, 16 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O milagre que Santa Rita precisa e espera nas mãos de Emerson Panta

Comentários: 0
publicado em 16/12/2016 às 10h18
atualizado em 16/12/2016 às 09h34

Médico terá que usar toda sua habilidade para operar uma transformação de gestão e de costumes

Ninguém queira estar na pele do médico Emerson Panta, prefeito eleito que será diplomado hoje em Santa Rita, cidade em profundo desastre administrativo de fazer inveja ao chacoalhado Rio de Janeiro, guardadas as devidas proporções.

De cara, Panta tem muitos desafios a vencer. A começar pela contradição que será obrigado a conviver.

Foi eleito com discurso de renovação para resolver o desmantelo da gestão em curso e ao mesmo tempo recebeu voto e apoio, ainda que discreto, dos patronos da desordem: Reginaldo Pereira, ex-prefeito, e o atual, Netinho de Várzea Nova.

Mas esse é um problema abstrato do passado prestes a ser resolvido na virada do ano. Pode de imediato afastar esses fantasmas ao vetar no seu secretariado a presença pouco recomendável de indicados ou apadrinhados desses.

Maior mesmo é o que enfrentará de folha inchada e acima de todos os limites prudenciais, salários atrasados, serviços precários, dívidas com fornecedores e uma Câmara extrema e tradicionalmente fisiologista e sedenta pela manutenção da praxe do loteamento de cargos e empregos.

A herança maldita em matéria de administração não consiste em novidade e é presumida. A grande tarefa de Panta está noutra esfera. Iniciar a odisséia de uma nova mentalidade num terreno em que os agentes políticos enraizaram a cultura da permissividade de fazer do dinheiro público um negócio.

Patente
Dinaldo Filho (PSDB), prefeito diplomado ontem em Patos, tem todos os méritos da persistência heróica de como enfrentou um grupo que se revezava havia doze anos no poder, mas quem é da comunicação, também, sabe do papel da estratégia massiva de comunicação tocada pelo jornalista Dércio Alcântara (foto) na campanha. Na retumbante vitória, tem o dedo do ‘guerrilheiro’.

BRASAS
*Tô nem aí – A Câmara de Campina Grande continua surda, cega e muda ao repúdio popular contra o aumento de 26% nos salários e criação do décimo terceiro.

*Levantando a audiência – É sucesso de público e de repercussão nas redes a apimentada prova da banheira do Todo Mundo na TV, da Arapuan, com Victor Freitas.

*Mídia – Senador Deca do Atacadão (PSDB) se prepara para as despedidas dos tapetes azuis com agenda de entrevistas em formatação.

*Otimização – Projeto de iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo quer substituir gradativamente contratados por concursados.

*Paredão – Marcos Vinicius (PSDB) vai preparado para as pressões que enfrentará na reunião da bancada com o prefeito, hoje.

*Atraso – A diplomação em Santa Rita começou com muita demora. Mas quem atrasou foi o… Pessoal do som.

FALA CANDINHA!
Melada
De Dona Candinha ainda sobre o incoerente aumento na Câmara de Campina Grande: “A coisa está fedendo”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até onde vai a guerra de egos no Supremo Tribunal Federal?

PINGO QUENTE
“Temos que nos despir das vaidades”. Do vereador Pedro Alberto Coutinho (PHS-foto), defendendo desprendimento e espírito público da bancada governista para o consenso na eleição da Mesa da Câmara de João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também