João Pessoa, 14 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O complicado xadrez da Mesa da CMJP; quem vai mexer as peças?

Comentários: 0
publicado em 14/12/2016 às 12h42
atualizado em 14/12/2016 às 10h20

No tabuleiro, Marcos e Durval sob os olhares do prefeito Luciano Cartaxo, com o Rei nas mãos

Em todo jogo, ninguém quer perder. Na política, não é diferente. Até quem cede, quer sair com algum ar de vitória. A corda esticada na base governista no debate da eleição da Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa dificulta os entendimentos.

Porém, há em curso um grande esforço da articulação política do prefeito Luciano Cartaxo para a construção de um acordo que evite rachaduras, fraturas expostas e perdas de aliados, como periga acontecer, a preço de hoje.

Nas últimas horas, os dois grupos – Marcos Vinicius e Durval Ferreira – jogam toda a pressão e as cartas na mesa. Há um movimento interno para conter as chamas, baixar a temperatura e tentar a difícil costura de um acordo.

Marcos Vinicius, detentor da maioria dos votos, tem dificuldades de recuar diante dos acordos já fechados com colegas da oposição. Durval Ferreira, com a caneta na mão, ainda acredita na vitória e também se segura.

Na bancada governista, nas duas alas, há quem ainda ache possível e trabalhe com intensidade um acordo que contemple os dois e unifique a base, embora o tempo já tenha, aparentemente, passado. Um remédio para conter efeitos colaterais.

O xadrez está posto. Marcos tem mais peças no tabuleiro. Durval depende do prefeito para mexe-las. Operação que Cartaxo hesita, por uma razão: se acertar, vira a Mesa, mas se errar, o jogo se volta contra ele.

Limeira, limão e limonada

O vereador eleito do PSB, Tibério Limeira (foto), incendiou o arraial do debate da Mesa Diretora ao atribuir ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a articulação e interesse na eleição do próximo presidente. Eleitor de Durval Ferreira (PP), Limeira fez uma crítica indireta à maioria do bloco oposicionista que aderiu à chapa Marcos Vinicius/João Corujinha. Exumou até o discurso do “golpe parlamentar” contra Dilma.

BRASAS

*No fim – O deputado Buba Germano (PSB) convidou o colega e presidente Adriano Galdino (PSB) para jantar, nos últimos dias da Presidência.

*Despretensiosamente – “Chamei agora exatamente quando ele vai saindo do comando do Poder para não parecer babada”, brincou Buba.

*Tecnologia – Aliados de Marcos Vinicius criaram um grupo no wathsap para atualização das informações e encontros.

*Correndo atrás – Durval Ferreira voltou a se reunir com aliados na manhã de hoje.

*Aquecimento – Licenciado há quase quatro meses, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) se prepara para voltar à mídia nas próximas semanas.

FALA CANDINHA!

Limites

De Dona Candinha sobre a aprovação da PEC dos Gastos: “Até na minha casa tem teto”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Por que só agora Temer é contra o vazamento de delações, que tanto sangraram Dilma?

PINGO QUENTE

“Votar em Durval é um atestado de incompetência”. Do vereador João dos Santos (PR-foto), defendendo a alternância de poder e novo comando da Câmara de João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também