João Pessoa, 04 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
contra corrupção

Planalto diz que atos fortalecem instituições e pede atenção dos Poderes

Comentários: 0
publicado em 04/12/2016 às 17h33
Fábio Motta/Estadão Conteúdo

O Palácio do Planalto divulgou nota neste domingo (4) na qual diz que os protestos contra a corrupção em várias cidades do país “fortalecem as instituições” e afirma que os Poderes devem estar “atentos” às reivindicações da população. (veja a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Milhares de pessoas em cidades de ao menos dez estados brasileiros saíram às ruas neste domingo em defesa do conjunto de medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal.

A nota destaca que as manifestações ocorrem de forma “pacífica e ordeira” e demonstram a “força e a vitalidade” da democracia.

“O comportamento exemplar demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições. É preciso que os Poderes da República estejam sempre atentos às reivindicações da população brasileira”, diz trecho do documento.

Em alguns locais manifestantes seguravam faixas em defesa da operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro. Os participantes do protesto também erguiam cartazes contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Renan disse que as manifestações são “legítimas”. Já Rodrigo Maia, também por meio de nota, afirmou que a Câmara recebe os atos “com respeito e atenção”.

Os manifestantes portestam contra a forma em que o projeto de combate à corrupção foi aprovado pela Câmara: desfigurado, com várias alterações em relação à proposta original.

Uma das mudanças mais polêmicas feita no projeto foi a sugestão do PDT, aprovada pela maioria dos parlamentares, que endurece a punição para juízes e membros do Ministério Público Federal por abuso de autoridade.

Críticos dizem que a medida é uma retaliação do Legislativo a investigações que envolvem políticos.

Em outro momento

Veja a íntegra da nota do Palácio do Planalto:

Nota à imprensa

A força e a vitalidade de nossa democracia foram demonstradas mais uma vez, neste domingo, nas manifestações ocorridas em diversas cidades do país. Milhares de cidadãos expressaram suas ideias de forma pacífica e ordeira. Esse comportamento exemplar demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições. É preciso que os Poderes da República estejam sempre atentos às reivindicações da população brasileira.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Leia Também