07 de dezembro de 2016 - 23:05

última hora
01/12/2016 às 15h34 • atualizado em 01/12/2016 às 15h37

Itaporanga recebe Menção Honrosa da Unicef por apoio a crianças

Naura Ferreira e Juliana Diniz durante a solenidade Naura Ferreira e Juliana Diniz durante a solenidade

A prefeitura municipal de Itaporanga recebeu, na manhã desta quinta-feira (01), Menção Honrosa do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) 2013/2016, por cumprir as diretrizes nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.

A solenidade aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambuzinho, em João Pessoa. Apenas 42 municípios paraibanos foram contemplados.

A secretária de Assistência Social, Naura Ney Ferreira, e a assistente social da secretaria, Juliana Diniz, representaram Itaporanga na solenidade.

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves, disse estar muito feliz pelo reconhecimento do trabalho da Prefeitura na rede assistência, educação e saúde à infância e adolescência.

Sobre o Selo

O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef – para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia desta edição inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir. O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

O Selo Unicef Município Aprovado surgiu em 1999 nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Foi expandido para todos os 10 Estados do Semiárido em 2006 e a outros nove da Amazônia Legal brasileira em 2009. O sucesso do Selo Unicef passa pela parceria com os governos estaduais, participantes do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, através da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltada às crianças e adolescentes.

Atualmente, o Selo está na sua terceira edição, na qual se inscreveram mais de 1700 municípios na Amazônia e no Semiárido. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como Petrobras, VIM, Fundação Telefônica, Coelba, Celpe, Cosern, Coelce e AMIL.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

MaisPB