João Pessoa, 01 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campanha nacional

Exército Brasileiro vai combater o aedes aegypti em 21 municípios paraibanos

Comentários: 0
publicado em 01/12/2016 às 12h41

Em decorrência da chegada do período de chuvas em grande parte do país e das ameaças de retorno da proliferação do mosquito Aedes Aegypti com a proximidade do verão, terá início dia 1º de dezembro, em todo o Brasil, a campanha nacional de combate ao transmissor do vírus que causa doenças como dengue, chikungunya, zika e microcefalia.

Através da “Campanha de Combate ao Aedes Aegypti”, o Governo Federal pretende mitigar os impactos causados pela proliferação do mosquito. Para tanto, mobilizará os Ministérios da Saúde e da Defesa, entre outros, além das Forças Armadas, governos estaduais, empresas estatais e prefeituras, para engajamento nas ações de conscientização da sociedade.

O Exército Brasileiro atuará na campanha da mesma forma como trabalhou no início desse ano, buscando localizar e impedir os focos de proliferação do mosquito, e levando informações nas comunidades e escolas visitadas pelas equipes de militares.

No Estado da Paraíba serão atendidos vinte e um municípios indicados pelo Ministério da Defesa, incluindo a Capital, cidades da Região Metropolitana e do interior, em ações desenvolvidas pelo 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada, 31º Batalhão de Infantaria Motorizada e Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia.

A “Campanha de Combate ao Aedes Aegypti” no âmbito do Exército Brasileiro será constituída por palestras de conscientização do público interno e seus familiares para a adoção de medidas preventivas que impeçam a procriação de mosquitos e destruam pontos de acúmulo de água. Serão realizadas, também, ações de eliminação de focos e possíveis criadouros nas áreas de responsabilidade dos quartéis, além de práticas educativas em escolas situadas em locais de grande incidência do mosquito, todas as sextas-feiras, de 2 de dezembro de 2016 à 28 de abril de 2017.

Para marcar o “Dia Nacional da Campanha de Combate ao Aedes Aegypti”, em 2 de dezembro de 2016, o 1º Grupamento de Engenharia realizará uma solenidade militar em sua sede, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 2.205, Bairro dos Estados, às 7:30 horas, com a presença de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio (EMEF).

Ocorrerão, também, ações de limpeza e conscientização do público interno, com objetivo de garantir que não existam focos e criadouros de mosquito nas instalações do quartel, nem em suas residências particulares. A intenção é que todos os militares passem a ser instrumento de divulgação de informações entre os familiares com o intuito de mostrar a gravidade do problema e o grau de cada um nas ações de combate ao mosquito. Todas as atividades serão possíveis tendo em vista a capacitação dos militares realizada pela Secretaria de Saúde do Município, ocorrida no período de 21 a 28 de novembro de 2016.

MaisPB com 1º Grupamento de Engenharia

Leia Também