João Pessoa, 27 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM CAMPINAS

Cartaxo vai à reunião da Frente Nacional de Prefeitos nesta 2ª

Comentários: 0
publicado em 27/11/2016 às 18h19
atualizado em 27/11/2016 às 15h21

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participa, nesta segunda-feira (28), da 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. O encontro, que acontecerá em Campinas-SP, será um espaço para os prefeitos reeleitos e novos gestores que iniciarão os mandatos a partir de janeiro discutirem os desafios da administração pública, distribuição de recursos, Pacto Federativo, fechamento das contas e os reflexos da repatriação de recursos para os municípios, entre outros temas.

De acordo com Luciano Cartaxo, o encontro é importante por permitir a troca de experiências e para que haja uma maior união dos gestores em assuntos comuns a todos os municípios. “Todos os gestores enfrentam um problema em comum que é a queda dos repasses federais e a crise financeira. Por isso estes fóruns são importantes para que a gente conheça a forma como cada administração está superando as dificuldades e planejando os investimentos”, afirmou.

Segundo ele, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) leva à reunião o exemplo de uma gestão que está conseguindo superar a crise econômica com capacidade de gestão, planejamento, transparência e criatividade e que consegue manter a cidade investindo em áreas importantes como saúde, educação e habitação. Além disso, tem o controle das contas e mantém o pagamento dos servidores em dias, já tendo, inclusive, anunciado o pagamento dos salários de novembro e dezembro, e da segunda parcela do 13º salário.

“Temos o exemplo de uma gestão aprovada pela população pelo trabalho desenvolvido desde 2013, mas sabemos que novos desafios são postos todos os dias para os prefeitos. Por isso, é interessante estar presente nestas reuniões onde iremos dialogar com outros prefeitos e, claro, com aqueles que vão iniciar o primeiro mandato em 2017”, disse.

Durante a reunião, será lançado o anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil – Ano 12/2017. Instrumento de transparência das contas municipais, a publicação reúne e organiza informações como receitas, despesas, indicadores financeiros e orçamentários. Nesta edição, os dados revelam, por exemplo, que os municípios direcionaram uma proporção ainda maior de sua receita de impostos para a saúde, mostrando também a forte queda das receitas correntes, entre outros assuntos.

MaisPB

Leia Também