João Pessoa, 27 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BLUMENAU

Câmara aprova projeto para sepultar animais junto com seus donos

Comentários: 0
publicado em 27/11/2016 às 09h28

A Câmara de Vereadores de Blumenau, no Vale do Itajaí, aprovou um projeto de lei para regulamentar o sepultamento de animais domésticos junto com seus donos. A matéria ainda depende da sanção do prefeito.

Os vereadores aprovaram o projeto em votação realizada na terça-feira (22). De acordo com a Câmara, se sancionada, a lei permitirá que os animais sejam sepultados em campas e jazigos de cemitérios públicos e privados de Blumenau.

Conforme o projeto de lei de autoria do vereador Célio Dias (PR), “o sepultamento destina-se prioritariamente a animais de estimação da família concessionária da área destinada ao jazigo”.

Morador aprova

“Acho a ideia diferente. Não vejo problema e sou favorável. A gente se apega ao animal e ele se torna um ente”, diz o morador de Blumenau João Henrique, de 23 anos. O vigilante conta com a companhia de Guga, seu cachorro, há três anos.

Henrique acredita que a lei poderia ajudar as famílias a darem destino mais adequados aos corpos de seus bichinhos de estimação. “Conheço pessoas que precisaram enterrar no quintal de casa”, conta.

No entanto, segudo ele, algumas pessoas podem ser contrários à ideia. “Acho que pode ter gente que vai ser contra. Em Blumenau já tem um cemitério de gatos, aí vai poder enterrar com os donos, depois inventam cemitério para cachorro. Uma hora vai faltar espaço”, diz.

Funcionamento

Segundo o Legislativo de Blumenau, os cemitérios privados poderão ter regras próprias para o enterro de animais domésticos.

Pelo projeto de lei, a Diretoria de Vigilância em Saúde ficaria responsável por regulamentar o sepultamento dos animais nas áreas do cemitério.

G1

Leia Também