06 de dezembro de 2016 - 12:58

última hora
24/11/2016 às 12h14

Policial mata bandido em tentativa de assalto: ‘Minha vida no lugar da dele’

download

O policial civil João Henrique Pinheiro, que matou um assaltante durante uma tentativa de roubo no centro de São José dos Campos, afirmou que reagiu para se preservar e proteger a esposa e as vítimas que estavam no local.  “Não faria nada diferente. Qualquer coisa diferente disso seria minha vida no lugar da dele”, afirmou o policial que atua há 18 anos na Polícia Civil.

A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (23) na rua Coronel José Monteiro. O vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra quando um casal se aproxima da entrada da joalheria e é abordado por dois criminosos, que entraram no estabelecimento minutos antes do policial chegar com a esposa.

Após abordagem da dupla, que tenta render o casal, o policial que está fora do horário de trabalho saca a arma e atira várias vezes contra os suspeitos. Um dos suspeitos foi baleado e morreu no local. O segundo suspeito conseguiu fugir. Para a polícia, João Henrique agiu em legítima defesa.

“Analisamos as imagens, conversamos com as testemunhas e ele [policial] agiu no estrito cumprimento do dever legal. Ele estava em uma situação que exigia que ele agisse em legítima defesa. O ladrão chegou com a arma engatilhada para atirar nele e na esposa, então não teve outra alternativa a não ser revidar e infelizmente o assaltante veio a óbito”, afirmou o delegado Hugo Castro.

O assaltante morto tinha 29 anos já tinha sido condenado por roubo e estava sendo procurado pela polícia. O homem que fugiu já foi identificado, mas ainda não foi preso. O policial e a mulher dele não ficaram feridos na ação.

G1