João Pessoa, 20 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programação

Escritora Suelany Ribeiro é atração da roda de leitura na Estação Cabo Branco

Comentários: 0
publicado em 20/11/2016 às 08h40
atualizado em 20/11/2016 às 07h31

A Roda de Leitura deste mês novembro apresenta a escritora pernambucana Suelany Ribeiro, que falará para o público gratuitamente na Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nesta sexta-feira (25), às 14h30.

 Suelany Ribeiro também estará lançando seu primeiro trabalho, intitulado “Os Cachinhos de Cecília” (Recife: Prazer de ler, 2015), do qual trabalha a questão do racismo e sobre a identidade negra. A professora Nara Limeira e o grupo Teatrália Contos estarão presentes fazendo uma intervenção artística-pedagógica com o público presente.

 O projeto Roda de Leitura contará ainda com a participação dos alunos do Colégio Sempre Viva, do conjunto Pedro Gondim, de João Pessoa. A professora e responsável pelo setor de gestão educacional da Estação Cabo Branco, Denise Paz, comentou que o projeto Roda de Leitura é a oportunidade que os estudantes têm de sair da sala de aula e participar mais ludicamente de questões que envolvem o seu cotidiano.

 Roda de Leitura – O projeto tem o objetivo de orientar a prática da leitura, servindo como aporte a comunidade na construção do conhecimento, proporcionando a convivência com várias linguagens artísticas e científicas, ampliando o leque de possibilidade educacional.

 Sobre a autora – Suelany Ribeiro é natural de Recife (PE), mas passou a infância e parte da adolescência do lado dos avós no sertão de Pernambuco e desde menina era fascinada pelas histórias e cantigas, cultivadas pela leveza e imaginação da sua avó materna. Por incentivo do pai, também chamado José, decidiu cursar Letras na UFPE. Apaixonou-se pelo curso no primeiro dia de aula. Desde então, decidiu que seria pesquisadora. Desenvolveu, na graduação, projetos voltados para a área de Literatura de Cordel. Fez mestrado em Literatura e Cultura na UFPB, onde se aprofundou nos estudos de Literatura Africana de língua portuguesa. Os cachinhos de Cecília (Recife: Prazer de ler, 2015) é o seu primeiro livro. Atualmente faz doutorado em Teoria da Literatura na UFPE e orienta projetos nas áreas de literatura afro-brasileira, africana de língua portuguesa e infanto juvenil. Prepara o lançamento de um novo livro de contos infanto juvenil, resultado do Prêmio Biblioteca Nacional-MinC 2014.

Secom-JP

Leia Também