João Pessoa, 19 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Em Israel

Rômulo apresenta Centro de Controle de JP em Conferência de Segurança

Comentários: 0
publicado em 19/11/2016 às 09h48
atualizado em 19/11/2016 às 06h53

O vice-líder do PSD na Câmara Federal, deputado Rômulo Gouveia (PB), esta representando o Brasil na 4ª Conferência Internacional de Segurança que reúne autoridades do mundo inteiro para discutir o tema, em Israel, desde o início da semana. O parlamentar apresentou, nesta sexta-feira (18), o Projeto para Implantação do Centro de Comando e Controle (CCC) de João Pessoa.

O projeto foi desenvolvido na Prefeitura de João Pessoa e selecionado para o Programa Cidades Inteligentes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações. As  ‘Cidades Inteligentes’ são municípios com práticas que reforcem a sustentabilidade, aliada ao uso de tecnologias que promovam a solução dos maiores problemas urbanos, que podem ir desde congestionamentos às recentes crises hídrica e energética. Ao mesmo tempo, esses recursos precisam ser acessíveis à população, de forma que os cidadãos participem dos processos que contribuam para as mudanças benéficas.

De acordo com o Ministério das Comunicações,  o ‘Minha Cidade Inteligente’ vai levar às cidades brasileiras uma rede de fibras ópticas para conectar órgãos públicos e praças de acesso livre a fim de modernizar a gestão municipal e o uso dos serviços do governo. As localidades também vão contar com soluções de cidades inteligentes que permitirão o monitoramento da segurança, transporte e iluminação pública.

No ano de 2013, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal selecionaram o município para fazer parte da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) devido o projeto desenvolvido pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo. A ICES é uma metodologia de diagnóstico rápido desenvolvida para cidades médias da América Latina e Caribe, e pretende desenvolver ações concretas para desafios de sustentabilidade identificados em três grandes dimensões: ambiental, urbana e fiscal/governança.

Rômulo aproveitou as discussões sobre segurança e tecnologia discutidas na  Conferência Internacional de Segurança para apresentar o projeto da Capital paraibana a uma das maiores empresas de segurança em Israel, mPrest, que tem atuação em vários continentes.

Gouveia esclareceu que o Centro de Comando e Controle de João Pessoa será o responsável por gerir os processos operacionais de respostas às demandas de competência municipal. Ele atuará com foco nas áreas de Gestão Pública Moderna, Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana. Além dessas áreas, o processo de desenvolvimento das soluções do CCC, foram incluídas ações no combate ao descarte de Resíduos da Construção Civil (RCC), e no eixo de Saúde que auxiliará a mobilidade nos serviços de transporte e remoção prestados pelo SAMU.

MaisPB

Leia Também