João Pessoa, 19 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
paraquedistas

Dupla dribla segurança e salta do Edifício de 165 metros; vídeo

Comentários: 0
publicado em 19/11/2016 às 08h32
atualizado em 19/11/2016 às 08h06

Uma dupla de paraquedistas realizou a proeza de saltar de paraquedas ao alto dos 165 metros do Edifício Itália, no Centro de São Paulo, na quarta-feira (16). O prédio é o segundo mais alto da capital paulista e tem mais de 40 andares. A edificação é considerada um dos ícones da arquitetura paulistana e é ponto turístico da cidade. O G1 obteve o vídeo de toda a ação com exclusividade.

A prática de saltar de paraquedas do alto de edifícios, pontes, penhascos e antenas é conhecida como base jump. O esporte é considerado um dos mais perigosos do mundo. No salto desta quarta-feira, os dois fizeram três segundos de queda livre e dez segundos de voo até o pouso.

Arthur Zanella e Thiago Negão planejaram a aventura por cerca de um mês. Eles estudaram o acesso ao topo do prédio e o restaurante Terraço Itália, que fica no 40º andar. “A gente estudou o lugar por meio de fotos, mas a gente só sabia como era o espaço da visitação, onde os clientes ficam e saem para fumar”, disse Zanella.

Arthur Zanella (esq.) e Thiago Negão na cabine no banheiro do Terraço Itália (Foto: Arquivo Pessoal/Arthur Zanella)
Arthur Zanella (esq.) e Thiago Negão na cabine no banheiro do Terraço Itália (Foto: Arquivo Pessoal/Arthur Zanella)

O plano
Ainda em terra firme, os dois amigos analisaram o tempo de fechamento dos semáforos da Avenida Ipiranga. “Tem muita fiação aérea, de trólebus e por segurança a gente escolheu pousar no meio da rua. Por isso calculamos o tempo que os carros ficavam parados. Como era bem tarde, saltamos por volta das 22h30, o trânsito na região já era mais calmo”, disse Zanella.

O passo seguinte foi subir até o topo do edifício, mas a dupla de amigos aproveitou para jantar antes da aventura. “Jantamos e bebemos uma garrafa de vinho. Pagamos a conta e fomos ao banheiro nos preparar para o salto. O lugar é muito chique e já gente percebeu que estávamos sendo observados com mais atenção. Todos estavam bem vestidos e nós dois vestidos de calça jeans, camiseta e mochila nas costas”, explicou Zanella.

Já vestidos com os paraquedas, os dois ligam as câmeras em seus capacetes ainda na única cabine do banheiro. Eles esperam um dos clientes que estava no mesmo ambiente sair e seguem em disparada até o parapeito do terraço. “A gente correu, passou pelo elevador, passou pela recepcionista do restaurante e abriu a porta que dá acesso ao lado externo. A moça veio gritando atrás de nós e chamou os seguranças. Ela chegou a se pendurar no paraquedas do Negão para evitar que ele fizesse o salto”, disse Zanella.

Após o pouso, a dupla recolheu rapidamente o paraquedas e desceu até o Metrô República, onde guardaram o equipamento na mochila e seguiram para comemorar em um bar paulistano.

Globo

Leia Também