João Pessoa, 19 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
futebol

Vascaíno, paraibano Mazinho ri dos filhos serem flamenguistas

Comentários: 0
publicado em 19/11/2016 às 08h27
atualizado em 19/11/2016 às 08h20

Iomar do Nascimento ganhou o apelido de Mazinho ainda na infância em Santa Rita-PB. Hoje, aos 50 anos, é dono de um currículo invejável com as camisas de clubes como Vasco, Palmeiras, Valencia e Celta e da Seleção, pela qual foi prata nos Jogos Olímpicos de 1988 e titular na conquista da Copa do Mundo em 1994. Mesmo assim, o ex-jogador admite ser pouco reconhecido no Brasil – muito menos do que na Espanha, onde vive há 22 anos. Por aqui, atualmente, vê seu nome geralmente associado aos filhos: os meio-campistas Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, e Rafinha Alcântara, do Barcelona. Por causa deles, em seu currículo agora há uma nova função: empresário. Há três meses, Mazinho abriu uma empresa para gerenciar sozinho a carreira de Thiago e Rafinha, além de ficar de olho em outros talentos.

O GloboEsporte.com encontrou o tetracampeão na Espanha para uma entrevista exclusiva. Em um restaurante de frente para a praia em Castelldefels, perto de Barcelona e de onde mora, ele se abriu. Relembrou a “pior notícia da vida” e mostrou guardar mágoa da CBF por Thiago não ter tido a chance de jogar na Seleção – ele hoje defende a Espanha. Ainda sobre Thiago, garantiu ter feito o certo há três anos na troca do Barça pelo Bayern. Disse o que espera do futuro em relação à situação parecida que vive Rafinha no clube catalão, onde é reserva e busca mais espaço. E, como vascaíno que é, contou como lidou com os filhos virando a casaca para o Flamengo, onde ambos querem jogar um dia.

Mazinho foi revelado no Vasco junto de Romário, de quem é amigo e com quem mantém bom contato até hoje. Ele relembrou como o Baixinho foi “o cara” do Brasil na Copa do Mundo de 1994 e traçou uma comparação com o que podemos esperar de Neymar na Copa de 2018, na Rússia. Mazinho também conhece bem o atual camisa 10 da Seleção, que é muito amigo de seu filho Rafinha, e mantém ainda ótima relação com a família do craque.

– O Romário tinha essa fama de não gostar de treinar, mas na Copa de 94 era o primeiro em tudo. Queria ser artilheiro, o melhor do mundo, e campeão. Com o grupo vencedor que tínhamos, conseguimos ser campeões e fazer com que o Romário fosse “o cara” do Mundial. O Neymar tem tudo para isso. Pode decidir, e tomara que seja assim.

Veja a seguir a entrevista com Mazinho na íntegra:

GloboEsporte.com: Você jogou duas Copas do Mundo (1990 e 1994) e ganhou uma. Tem uma bela história com a seleção brasileira. Acha que de repente não tem no Brasil o reconhecimento que merece?
Mazinho: Com toda a sinceridade, isso não é uma coisa que me preocupa. O meu currículo está aí, a medalha está na minha casa. É verdade que muita gente não me reconhece quando vou ao Brasil, mas é normal. Eu não vivo no Brasil. Fui campeão do mundo em 1994 e vim embora para a Espanha. Aqui me atualizei em termos de viver e fiquei para sempre. Aqui é um lugar maravilhoso. Durante a Copa de 2014 eu e um amigo fomos ver Espanha x Chile e ele achou engraçado que o pessoal da Espanha me reconhecia mais do que os brasileiros. Eu disse a ele: “É porque vivo na Espanha. Minha cara sempre aparece na televisão, nos jornais. No Brasil, não. Porque estou longe, não tenho nenhum tipo de vínculo de trabalho”. Mas isso nunca me preocupou. Sabem quando cita o nome, mas como pessoa dificilmente me reconhecem por estar sempre fora.

Seus dois filhos torcem para o Flamengo. E você?
Eu sou vascaíno.

E como isso foi acontecer?
A torcida do Flamengo é uma torcida de louco. Quem gosta de futebol sabe que ela te agita muito, te pega muito. E o Adalberto (ex-lateral do Flamengo e pai do atacante Rodrigo, do Valencia), durante um período de férias no Brasil há muitos anos, levou os meninos a um Fla x Flu, e eles entraram em campo. Nessa de entrar em campo, com a torcida do Flamengo, eles se tornaram vira-casacas. Eram vascaínos e de repente viraram flamenguistas. O Thiago e o Rafa têm o sonho de encerrar a carreira no Brasil e no Flamengo. Nunca forcei meus filhos a nada. Em casa existe uma liberdade muito grande, tenho uma confiança muito grande neles. Os dois foram para o lado do Flamengo e eu não pude fazer nada. Nessa onda, minha filha mais nova foi junto. Quando é Flamengo x Vasco, a gente fica nesse sofrimento (risos).

Você está há 22 anos na Espanha e tem nacionalidade espanhola. Dá para se considerar meio espanhol?
Não, sou brasileiro. Sempre fui e sempre serei. Aqui estou contente, em um país maravilhoso que acolheu maravilhosamente a mim e a minha família. Mas sou brasileiro com muito orgulho e muito amor.

Como brasileiro, o que você sentiu quando o Thiago decidiu jogar pela seleção espanhola?
Voltamos a esse tema. O Thiago não decidiu jogar pela Espanha. Ele não teve opção de jogar pelo Brasil. Talvez por isso o Thiago sempre dá suas entrevistas em espanhol. Com uma mágoa, vamos dizer assim. É normal, porque todo garoto sonha em sonhar na seleção brasileira, colocar a Canarinha no corpo e ter a satisfação de estar na melhor seleção e no melhor país do mundo. Quando o Thiago foi convocado para a seleção espanhola aos 16 anos, fiquei preocupado e chamei a seleção brasileira para falar desse tema. “O que eu faço?”, pedi uma opinião, uma orientação à CBF. “O Thiago foi convocado para a seleção espanhola e eu não quero que ele vá, porque somos brasileiros e ele quer jogar pelo Brasil”, eu disse. A resposta que tive foi simplesmente que os garotos formados fora do Brasil não vestem a camisa da Seleção. Isso para mim foi um impacto muito grande. Minha resposta de imediato foi: “Mas somos brasileiros. Não somos espanhóis”. Mas isso foi transmitido para mim, e eu não poderia fechar aquela porta (da Espanha), já que a outra (do Brasil) foi fechada. Assim, o Thiago foi para a seleção espanhola.

Ele é frustrado de não ter podido jogar pelo Brasil?
Não é frustração. Pode ser uma mágoa mesmo. Você quer jogar pelo seu país e toma um “não”. Qualquer jogador se sente ofendido, triste. Me diz qual o brasileiro que não quer jogar pela seleção brasileira.

O que você acha que mudou lá para o Rafinha, que também teve formação fora do Brasil, defender a Seleção?
Eles (CBF) abriram as portas depois desse caso do Thiago. Depois que o Thiago se destacou muito em um torneio, a imprensa começou a divulgar, e surgiu todo o debate. Aí a CBF voltou atrás no pensamento, mas o Thiago já estava na seleção espanhola. O Rafa veio depois e também sempre esteve decidido a defender o Brasil. O Rodrigo também joga pela seleção espanhola, então creio que o Brasil perdeu dois grandes jogadores que poderiam ser muito úteis a essa Seleção. Graças a Deus eles estão bem, mas foi a pior notícia que recebi na minha vida.

É difícil ver um filho de ex-jogador fazer sucesso no futebol. E você, que fez sucesso, tem dois filhos muito bem no mundo do futebol. A que você acha que se deve isso?
Acho que é por causa da família que a gente tem. É uma família de esportistas. Minha ex-mulher foi jogadora de vôlei do Fluminense e sempre fez todo tipo de esporte. Eu sou que nem ela, também faço todo tipo de esporte. E felizmente saíram os filhos com toda essa coordenação, esses genes. Realmente pegaram muita coisa de nós. O talento vem de muita coordenação. Não só eles dois, mas minha filha também jogou basquete. Tive a grande sorte de ter dois garotos que passaram toda a vida comigo dentro de um campo de futebol, sentindo cheiro de grama, e de terem o talento que eles têm.

Você sempre quis que o Thiago e o Rafinha fossem jogadores?
Não é que eu não queria, mas eu nunca imaginava. Apenas me divertia com meus filhos. Como era minha profissão, eu não queria chegar em casa cansado e jogar com eles, então fazia tudo ao contrário. Levava os dois comigo para o campo, dava um cansaço neles, e descansávamos quando chegávamos em casa. Eu sempre ia uma hora antes dos treinos e ficava brincando com eles no campo. Graças a Deus surgiram esses dois grandes jogadores e duas grandes pessoas, que estão triunfando no futebol mundial.

Thiago Rafinha Alcântara treino Barcelona (Foto: Site Oficial / FC Barcelona)
Thiago e Rafinha Alcântara na época em dois estavam no Barça; o mais velho saiu (Foto: Site Oficial / FC Barcelona)

E quem joga mais: Thiago ou Rafinha?
Sempre digo que jogam os dois, porque são características diferentes. Um (Thiago) gosta de jogar mais pausado. O outro (Rafinha) pode ser pausado, mas pode ser mais direto. O Rafa busca muito o gol, o Thiago gosta da armação, do último passe, e talvez se sinta mais feliz com isso do que marcando um gol.

Muita gente diz que faltou paciência ao Thiago por ter saído do Barcelona e ido para o Bayern. Ele era reserva do Xavi e do Iniesta, e o Xavi acabou saindo duas temporadas depois. Aquele posto teoricamente passaria a ser do Thiago. O que você acha?
Digo que no futebol não há paciência. Se você tem objetivo, não pode estar toda a sua vida esperando em um clube a oportunidade de chegar. Não pode passar cinco ou seis anos na reserva de um clube se tem objetivo. Se o objetivo é estar na seleção, é jogar para alcançar esse objetivo, não pode esperar. O Thiago estava em um momento que para ele era equivocado, mas ao mesmo tempo maravilhoso, pois aprendeu muito com Messi, Xavi, Iniesta, Busquets. Isso foi uma grande escola para ele. Mas nosso objetivo era outro, era que ele jogasse, fosse para a seleção, e não poderíamos esperar.

O Rafinha vive situação parecida. Ganha oportunidades, mas não é titular do Barcelona – Iniesta e Rakitic atuam na posição dele. O que pensa para o futuro próximo?
Tudo só depende do Barcelona. Todo jogador só depende do clube. Se o jogador se sente importante para o clube, se o clube dá o respaldo, acho que não tem problema. O Rafa está contente aqui. Lógico que quer jogar. É jovem, mas quer jogar, quer a seleção brasileira. Foi chamado pelo Dunga como teste antes da Olimpíada, mas depois teve azar de chegar machucado ao torneio, o que o atrapalhou muito. O Tite está levando seis ou sete jogadores da Olimpíada para a Seleção, e o Rafa poderia estar nesse meio. Mas ele está trabalhando. O objetivo dele é voltar para a seleção brasileira, só que precisa estar jogando. A gente espera que ele, ainda como está tendo neste início de temporada, possa ter muitos e muitos minutos. Nós só passamos a trabalhar de uma maneira diferente quando o jogador não está contente no clube. De momento estamos contentes, o Rafa está jogando e tendo oportunidades. Vamos ver o que acontece daqui pra frente.

O Rafinha tem tido minutos, não sei se tantos quantos ele gostaria, e tem aproveitado – fez cinco gols no Campeonato Espanhol. Mas não é titular. Para ele se sentir feliz e vocês acharem que ele está no lugar certo, o Rafinha tem que ser titular ou servem esses minutos?
Olha, ele está brigando para isso. O jogador não está contente no banco. Não quer ser mais um, quer jogar. É verdade que o Rafa tem jogado, mas não as grandes partidas. Tem jogado as partidas que não têm muita motivação. E muitas vezes você se sente importante quando joga uma partida grande, difícil, aí vê que o treinador confia em você. Infelizmente não tem tido essas oportunidades. Em alguns jogos importantes ele entra faltando 30 minutos para acabar. Vamos ver. Ele está trabalhando para ser titular, não quer ser mais um.

O Messi ajuda muito o Neymar. O Neymar já é um dos melhores, e o Messi vai ajudá-lo a ser o melhor do mundo”
Sobre a dupla do Barcelona

Você diria que o desenrolar dessa temporada vai ser fundamental para definir se o Rafinha fica ou sai em uma janela de transferências em breve?
Não digo isso. Só digo que, se jogador está contente, a gente está contente. Se o jogador não está contente, a gente tem que sair para trabalhar uma situação para que esteja feliz. O Rafa tem contrato até 2020, é jogador do Barcelona, e a gente não tem nenhum pensamento de sair do clube. Mas acho que ele tem que jogar. Precisa jogar. Teve a infelicidade de se machucar e a temporada passada quase em branco, jogou só 7 partidas. Mas todo jogador só se sente útil quando joga. E a gente espera que ele possa ter muitos minutos desta temporada, que possa jogar partidas importantes também.

Sobre a nova fase seleção brasileira: você acha que o Tite deu jeito no time? E o 7 a 1 finalmente foi superado?
Acho que o 7 a 1 nunca vai superado, dificilmente vai sair da cabeça do brasileiro. Foi uma fatalidade no futebol mundial. Mas está aí, é impossível apagar. Daqui a 500 mil anos vão relembrar esse resultado. O Tite está fazendo um trabalho importante. Taticamente o time está organizado, e os jogadores estão muito motivados. De todos esses jogos, a vitória sobre a Argentina foi a que mais me impactou, pois dificilmente você vê um Brasil x Argentina assim, fazendo a Argentina se tornar uma seleção pequena, sem deixar espaço. Poderia ter sido uma goleada. Bem ofensiva e defensivamente. Ele deu uma cara diferente. O Dunga tinha um desconforto para trabalhar. Hoje realmente o Tite deu um “plus” nessa seleção. Estou contente com o Tite e com a Seleção.

Para ficar mais contente, só se o Rafinha for convocado?
Não resta dúvida. É o ideal para completar essa felicidade.

Tem vaga para ele?
Tem. Trabalhando sério, ele pode estar ali. Já esteve com esse mesmo grupo e tem tudo para voltar à Seleção.

Mazinho com imagem dos filhos (Foto: Cassio Barco)Mazinho mostra foto com os filhos (Foto: Cassio Barco)

Você conhece bem o Dunga, foi tetracampeão com ele. O que deu errado?
É difícil falar, estou de fora. A gente sabe que ele tem um caráter muito forte, às vezes isso confunde com os jogadores, com a imprensa. Talvez essa situação criou um clima um pouco diferente. Às vezes tem jogadores que não brigam por você. Times fantásticos poderiam apresentar um futebol muito melhor. Mas só quem está ali sabe o que houve. Eu não sei. Conheço muito bem o Dunga e sei do caráter dele. Às vezes também os jogadores são muito complicados. Isso pode atrapalhar.

Você também conhece bem o Neymar, é próximo dele. O Rafinha, por sinal, é muito amigo dele. O Neymar está muito bem. Você acha que, para ser o melhor do mundo, ele precisa sair do Barcelona, onde “o cara” é o Messi?
O Neymar vai ser o melhor do mundo em um futuro próximo. A gente tem que entender também que Messi está quase com 30 anos, Cristiano Ronaldo tem mais de 30. Tudo é natural. O Messi surgiu quando o Ronaldinho saiu do Barcelona. E o Ronaldinho e o Deco ajudaram muito o Messi. Todo grande jogador ajuda outro grande jogador. O Messi ajuda muito o Neymar. O Neymar já é um dos melhores, e o Messi vai ajudá-lo a ser o melhor do mundo.

Você surgiu junto do Romário e é muito amigo dele. Acha que o Neymar pode ser para o Brasil na Copa de 2018 o que o Romário foi na Copa de 1994, quando vocês foram campeões?
Acho que sim. Em 1994, a gente vinha de uma experiência muito ruim de 1990, com muita confusão interna, e foi para a Copa sem nenhuma ambição de novos problemas. Nós queríamos ser campeões. É difícil ser assim, mas no grupo de 94 não houve um arranhão sequer no grupo, nenhuma discussão. Era um grupo maravilhoso, que remava para o mesmo lado. Conheço o Romário desde 1983, quando cheguei ao juvenil do Vasco, e foi a primeira vez que vi o Romário sendo “o cara”. Ele tinha essa fama de não gostar de treinar, mas na Copa era o primeiro em tudo. Queria ser artilheiro, o melhor do mundo, e campeão. Com o grupo vencedor que tínhamos, conseguimos ser campeões e fazer com que o Romário fosse “o cara” do Mundial. O Neymar tem tudo para isso. Pode decidir, e tomara que seja assim. E tomara que a CBF tenha a paciência de manter o treinador por muito tempo, pois dificilmente isso acontece.

Romário e Neymar têm estilos de jogo e personalidades diferentes. Acha que a principal semelhança entre eles seria essa coisa de chamar a responsabilidade?
Pode ser que sim. É impressionante ver um garoto de 24 anos como o Neymar ter essa responsabilidade. É o maior talento que temos hoje no futebol brasileiro e no futebol mundial. A gente espera. Ele é que vai definir. Mas tem outro grande jogador que surgiu e está em momento maravilhoso, que é o Coutinho. Os dois têm a mesma idade e se conhecem muito bem. Tomara que sejam os grandes nomes do Mundial da Rússia. Têm tudo para ser. O Neymar não tem medo de nada, não tem medo de pancada. Tomara que seja “o cara” e que a gente possa conseguir esse título.

Globoesporte

Leia Também