João Pessoa, 18 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM NOTA

Empresa do novo registro de gravames garante financiamento de veículos na PB

Comentários: 0
publicado em 18/11/2016 às 12h25
atualizado em 18/11/2016 às 09h56

Em meio a polêmica sobre o financiamento de veículos na Paraíba, que vem sendo alvo de críticas de proprietários de concessionárias, que relataram estar há mais de 15 dias sem vender veículos financiados, a nova empresa credenciada pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Dentran-PB), Bunkertech, emitiu nota afirmando que foi legalmente credenciado pelo órgão estadual.

“Diferentemente do que vem sendo divulgado, não existe um único sistema de acesso à base única de dados de abrangência nacional para o controle e gestão de financiamentos de veículos. A Bunkertech, rompendo historicamente um monopólio prejudicial aos usuários e ao Poder Público, inaugurou uma nova opção na prestação de serviços de registro de gravame em todo o país, mediante a criação do SISGRAV, um sistema que também acessa a base única de dados de abrangência nacional”, diz a nota.

A empresa ainda destaca que a sociedade, concessionárias e revendedores de veículos podem ficar tranquilos, levando em consideração que o sistema já vem sendo utilizado normalmente desde o dia 7 de novembro.

Veja a nota:

A Bunkertech, empresa focada em soluções tecnológicas, desenvolveu uma ferramenta para o mercado de registro de gravame em cumprimento à Lei nº 10.406/2002 e à Lei nº 11.882/2008, assim como à Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) nº 320 de 5 de junho de 2009.

Inspirada em uma conduta empresarial ética e responsável, vem a público informar à sociedade paraibana de que foi legalmente credenciada pelo DETRAN/PB com a finalidade de prestar serviços voltados para o registro de gravame, conforme disciplina a Instrução Normativa nº 001/2016, obedecendo estritamente os procedimentos internos e a Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

 As obrigações estabelecidas no controle do Sistema Financeiro Nacional, sobretudo o Banco Central do Brasil (BACEN), determinam que as Instituições Financeiras precisam manter registro dos ativos que possuem garantia de veículo automotor, sendo assim obrigadas pelo BACEN, conforme resolução 4088 e resolução 4399, a informar eletronicamente à Central de Custodia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), para que esta mantenha o BACEN informado. Para tal, se utilizam um sistema gestor de todas essas operações, de propriedade da CETIP.

Vale ressaltar que as resoluções e circulares, apenas regulam as atividades, não indicando nenhum sistema. O fato é que a mesma CETIP, por acaso, opera no mercado de registro de gravame, facilitando essas comunicações do registro de ativos. Esse fato não impede que qualquer empresa execute o serviço de registros de gravames, tendo em vista que essa obrigatoriedade é da Instituição financeira. No entanto,a Bunkertech se colocouà disposição para alimentar o sistema da CETIP que trata do registro de ativos e custodia que informa ao BACEN.

Na prática, a CETIP é uma empresa que presta serviço para o mercado financeiro, contratada pelas instituições financeiras, para atender as exigências do BACEN. Na verdade, a CETIP criou diversos sistemas para que os bancos atendam às exigências do BACEN, que funcionam como uma interface dos bancos e, por esse motivo, foi homologada pelo BACEN.

Isso não significa que, para operacionalizar no mercado de gravame, a empresa precise ser homologada pelo o BACEN, pois este não regula a anotação do gravame. O BACEN regula o registro de ativo, quem regula o mercado do gravame é o DENATRAN conforme resolução 320/2009 do CONTRAN e o registro do ativo é de responsabilidade da Instituição Financeira.

A Bunkertech desenvolveu uma aplicação, o SISGRAV, que atende à necessidade do mercado de crédito reduzindo os riscos associados à execução de garantia, objeto da operação de crédito. O SISGRAV facilita a comunicação e o acesso às informações entre os DETRANs e às instituições financeiras, contém todas as informações das unidades da federação anteriormente armazenadas no Sistema Nacional de Gravames (SNG), sistema pertencente à CETIP. Ele foi concebido com base nos princípios de segurança, funcionalidade, transparência e economicidade.

Diferentemente do que vem sendo divulgado, não existe um único sistema de acesso à base única de dados de abrangência nacional para o controle e gestão de financiamentos de veículos. A Bunkertech, rompendo historicamente um monopólio prejudicial aos usuários e ao Poder Público, inaugurou uma nova opção na prestação de serviços de registro de gravame em todo o país, mediante a criação do SISGRAV, um sistema que também acessa a base única de dados de abrangência nacional.

Neste momento histórico do Brasil e, particularmente da Paraíba, é inconcebível que existam instituições financeiras e de crédito que resistam ao cumprimento da Lei Estadual nº 10.517/2015, causando danos aos seus próprios clientes, quando se recusam a fazer adesão ao SISGRAV, além de induzir o cidadão paraibano a manter-se sob a escravidão de um regime monopolizado.

Aproveitamos para tranquilizar a sociedade, as concessionárias e revendedores de veículos, de que o SISGRAV, desde o dia 7 de novembro, já vem sendo utilizado regularmente pelas instituições financeiras e de crédito que fizeram a devida adesão, sem prejuízo de qualquer natureza. O SISGRAV funciona de forma plena, dando toda a segurança e confiabilidade que as instituições financeiras e empresas credoras necessitam.

Por fim, a Bunkertech informa que algumas instituições financeiras e de crédito já estão operando normalmente no financiamento de veículos na Paraíba.

MaisPB

Leia Também