João Pessoa, 16 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em israel

Rômulo Gouveia discute segurança e soluções hídricas com autoridades

Comentários: 0
publicado em 16/11/2016 às 09h08
atualizado em 16/11/2016 às 06h10
Rômulo Gouveia, durante encontro em Israel

O vice-líder do PSD na Câmara Federal, deputado Rômulo Gouveia (PB), esta representando o Brasil na 4ª Conferência Internacional de Segurança que reúne autoridades do mundo inteiro para discutir o tema. O parlamentar brasileiro tem aproveitado sua passagem pelo país para, além de debater sobre segurança, trocar experiência com Israel sobre agricultura, irrigação, tecnologia e turismo.

Gouveia se reuniu com o Secretario Geral de Israel para Relações Exteriores com America Latina, Modi Ephraim, na pauta: a cooperação de Israel com o Brasil para questão hídrica brasileira. Rômulo é coordenador da Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica em Campina Grande-PB e relator da Comissão de Acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco.

O deputado também se encontrou com Vítor Lewitus. Ele é presidente da Ionization, companhia de Israel que desenvolve projetos de captação de água em Israel e na China. A intenção do deputado é saber se há viabilidade de adotar os modelos de solução para crise hídrica em Israel no Brasil, que além da seca do Nordeste, também tem registrado problemas no sul do país.

Rômulo destacou que, apesar de Israel ter um território em sua maioria desértico, o país utiliza a tecnologia, a educação, o empreendedorismo e a inovação para vencer as adversidades naturais e garantir o abastecimento de água potável à sua população. Ele lembrou que o sul do país é desértico e o norte, a parte mais úmida, é similar ao semiárido brasileiro que enfrenta uma crise hídrica há anos. Porém, os israelenses desenvolvem a agricultura para abastecer o mercado interno e para a exportação graça as ações implantadas no país que é um modelo mundial no combate à seca.

Gouveia permanece em Israel participando das atividades da 4ª Conferência Internacional de Segurança, onde ele discutiu o combate ao terrorismo, a defesa de valores da paz e o bom relacionamento entre as nações com a deputada israelense  Anat Berkow.

MaisPB

Leia Também