João Pessoa, 12 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O choque de visões e a saída de Tárcio

Comentários: 0
publicado em 12/11/2016 às 01h51
atualizado em 11/11/2016 às 23h10
tarciopessoaseplag

Talento garimpado por Ricardo e aposta do governador, Pessoa colaborou com tutor na travessia da crise

Dois anos após a fusão, anunciada como medida de austeridade, o Governo recuou e voltou a separar as Finanças do Planejamento. Antes e depois de ser oficializada, uma decisão contestada internamente pelo até então titular da superpasta, Tárcio Pessoa.

Para setores do Governo, a conciliação das duas missões tão complexas é algo quase impossível para uma cabeça. “Muito trabalho, responsabilidade e cobrança para uma pessoa só”, resumiu um dos secretários consultados pela Coluna. Resumo: era muita concentração de poder.

Tárcio tinha, e defendeu até o fim, uma posição diferente. Ele considerava que foi exatamente esse modelo o responsável pela travessia da caudalosa crise, mantendo a duras penas obras, serviços e pagamento da folha.

O agora ex-secretário ponderou que a ruptura da sistemática, a 50 dias do fim do exercício financeiro, poderia comprometer todas as conquistas fiscais e estimativas positivas de superávit primário de R$ 160 milhões, sem contar com os recursos da repatriação.

O Governo contesta e acha que a nova roupagem, com divisão de atribuições e competências, emprestará ainda mais fôlego e controle orçamentário.

Essas são as notas técnicas das divergências. A vida real não é feita apenas de números. Na dura condução das finanças, tendo que arrochar a corda sem deixar quebrar, Pessoa desagradou muitos colegas ao segurar e contingenciar recursos de outras Secretarias. E não raramente era alvo de pressões, queixas e queimações.

Com aval e autonomia dada pelo governador, Tárcio – revelação e aposta de Ricardo – não quedou. A postura e o trabalho lhe renderam o posto de condutor do equilíbrio fiscal, atributo sempre realçado pelo Governo como grande conquista, indutora da capacidade de investimento próprio e de realização.

Mesmo com esse tamanho alcançado, contribuição reconhecida e sendo voz dissonante do desmembramento, o ex-secretário saiu elogiando e agradecendo ao ex-chefe, mas sem recuo. Preferiu a convicção ao emprego.

Arquivo…
Quando da fusão, em dezembro de 2014, Ricardo frisou que a medida permitiria nova secretaria com 30% de sua estrutura de cargos comissionados.

…Vivo
“Apenas a parte administrativa dessas secretarias será fundida, pois a parte técnica continuará com autonomia”, afirmou.

Waldson SousaSubmarino emerge
Horas depois do pedido de demissão de Tárcio, o secretário da Articulação Municipal, Waldson Souza (foto), foi chamado pelo governador à Granja. Por volta das 20h, recebeu e topou o convite. Bem antes, quando tinha o áureo comando da Saúde, ele freqüentava os melhores assentos do barco girassol. Ao perdê-lo, ficou mergulhado na Secretaria da Articulação Municipal. Agora, volta à superfície e a respirar melhores ares.

BRASAS
*Espaço – Sem Waldson, a Articulação Municipal fica apta para negociação de permanência de algum suplente na Assembleia.

*Interessa – O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), não acharia ruim ir para a dita pasta.

*Roda girando – Com Waldson novamente ‘empoderado’, o seu aliado, deputado licenciado Ricardo Barbosa (PSB), toma novo fôlego no Governo.

*Sangue novo – Para pétalas girassóis, Amanda Rodrigues, nova secretária de Finanças, é considerada “uma pessoa da estrita confiança do governador”.

*Estopim – Tárcio Pessoa só soube do desmembramento por volta das 23h do dia anterior à publicação da MP no Diário Oficial.

*Nuvem – Na reforma, já (pelo visto) deflagrada, a prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, amiga de longas datas de Ricardo, é lembrada.

*Na agulha – Nonato Bandeira, presidente do PPS, está na lista das opções de Ricardo na reforma.

*An?! – O ex-secretário Carlos Antônio (DEM) soube pela imprensa da audiência marcada por Ricardo com o prefeito eleito Zé Aldemir (PP).

*Mão estendida – Todos os parlamentares da bancada federal, inclusive José Maranhão (PMDB), se colocaram à disposição de Ricardo para a audiência com Temer.

*Às ordens – Benjamin Maranhão (SD), coordenador, transmitiu a disponibilidade da bancada ao senador Raimundo Lira (PMDB), interlocutor de Ricardo.

FALA CANDINHA!
Voz da experiência
No auge de sua maturidade, Dona Candinha deu um conselho à nova secretária das Finanças: “Tem que cuidar bem do caixa”!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues vão ao encontro dos prefeitos, convocado por Ricardo?

Guilherme AlmeidaPINGO QUENTE
“É uma situação de vexame”. Do deputado Guilherme Almeida (PSC-foto), ao tratar da crise hídrica em Campina Grande.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também