João Pessoa, 24 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O ingrediente novo na eleição da CMJP

Comentários: 0
publicado em 24/10/2016 às 10h16
atualizado em 24/10/2016 às 07h18
camarajoaopessoanova

Decisão tradicionalmente interna do Legislativo não pode dar as costas para um debate vindo de fora

Prematuro, como quase em tudo na política paraibana, o debate da eleição da Mesa Diretora de João Pessoa já ultrapassou o atento noticiário. Os interessados no comando de um recheado e fausto duodécimo estão na peleja real, à caça de votos e liquidação da fatura o quanto antes.

Articulado, o atual presidente Durval Ferreira investiu na eleição da Mesa desde o processo eleitoral, quando deu estrutura e apoios a muitos candidatos hoje eleitos, além do trânsito fluente com vereadores de mandatos renovados. Essa soma dá força e votos ao pepista na disputa, embora o longevo tempo na Presidência seja um obstáculo.

O veterano Marcos Vinicius não se assombrou. Mineiramente, fez logo o dever de casa, fechando de cadeado o apoio da bancada tucana (três votos), acenou para dentro da base do prefeito Luciano Cartaxo e esticou o diálogo com eleitos pela oposição, onde tem, com muitos, portas abertas para entendimentos.

Com a disputa dentro de casa, Cartaxo pouco ou quase nada vai se imiscuir na queda de braço de dois aliados. Pelo perfil, deverá agir como um juiz de UFC tentando a árida missão de conter fraturas expostas e evitar golpes baixos.

Trunfos à parte, o que está em jogo na sucessão da Câmara é o contexto político a obrigar o Legislativo a se repensar, conceitualmente. O sinal das ruas foi claro para todos: o eleitor se enfastiou da política e intima a classe a se reciclar, especialmente, diminuindo a distância entre o legislador e o cidadão.

Nesse sentido, Durval ou Marcos Vinicius precisam estar sintonizados com esse sentimento novo reinante no seio da sociedade e, sejam quem for o eleito, sacudir o plenário com debates, discussões de níveis que atendam demandas e tragam a cidade para perto. Ou o contrário: que o Poder vá pra perto da cidade.

De alguma forma, quem assumir esses compromissos com a coletividade pessoense ganha apoio externo com notória força para influir numa decisão colegiada tradicionalmente interna. Não dá mais para esse tipo de escolha da representação pública se restrinja a conchavos. A Câmara tem que se permitir a inverter a lógica e admitir movimentos de fora pra dentro.

Não deu…
Era mais do que presumido o desenlace da queda do secretário-executivo da Comunicação, Célio Alves.

…Outra
Depois do vazamento de rumoroso vídeo, sugerindo agressão física contra uma menor, não havia outro caminho.

Fogueira…
Em off, governistas mais ortodoxos iniciaram operação de queimação da deputada Estela Bezerra (PSB).

…Acesa
Para alguns, Estela cometeu o grave crime de ceder aos apelos dos movimentos feministas, sua histórica marca.

lucianofrenteafrenteditadaFrente a Frente
O titular desta Coluna fica hoje Frente a Frente, na TV Arapuan, com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD-foto). Na pauta, os desafios que esperam o prefeito reeleito nos próximos quatro anos, inclusive, o calendário de 2018, quando ele terá a opção de disputar ou não o Governo do Estado. A entrevista começa às 21h30.

BRASAS
*Dose dupla – Senador Deca (PSDB) celebrou duplamente seu aniversário. Uma comemoração em Campina Grande e outra festa em João Pessoa.

*Apoios – Berg Lima (PTN), prefeito eleito de Bayeux, se articula para garantir a viabilização de uma gestão acima da média.

*Cuité – Patrono da vitória do irmão, Charles Camaraense (PSL), o advogado Marcos Inácio apostou uma Land Rover com o ex-prefeito Bado Venâncio, que correu.

*Imagem – Prefeito eleito de São Bento, Jarques Lúcio (DEM) parece disposto a estadualizar o seu nome, a julgar pela série de entrevistas na Capital.

*Espólio – Em Sousa é grande a curiosidade para saber qual tamanho o ex-prefeito João Estrela (PDT) terá na gestão de Fábio Tyrone (PSB).

*Capitão Machado – Pré-candidato, Emerson Mofi Machado, da TV Correio, promete radicalizar se eleito deputado federal, em 2018.

FALA CANDINHA!
Dona Candinha não tem dúvidas de que o Planalto está apreensivo com a prisão de Eduardo Cunha. “Michel Temer demais”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se conseguirem afastar Estela, quem sobrará do coletivo original perto de Ricardo?

Eliza VirgíniaPINGO QUENTE
“Não pode ficar como está há dez anos”. Da vereadora Eliza Virgínia (PSDB-foto), sobre a eleição da Presidência da Câmara de João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também